Tema do II Prêmio Ampla de Jornalismo traz foco na COP 30: soluções climáticas e o futuro da Amazônia

“COP 30, soluções para os desafios climáticos e para o desenvolvimento amazônico” é o tema que norteia a segunda edição do Prêmio Ampla de Jornalismo, que será realizado em dezembro de 2025, em Belém. O lançamento da premiação está marcado para o dia 9 de maio, no Celebrate Eventos, em Belém. A escolha do tema, pela jornalista Giuliana Morrone, reforça a urgência de uma cobertura jornalística comprometida com o futuro da Amazônia e com os debates globais sobre clima e sustentabilidade.

Em um momento em que a região ganha protagonismo internacional, a premiação reconhece reportagens que trazem à tona soluções reais, práticas e transformadoras para o bioma amazônico. Com mais de três décadas dedicadas à cobertura dos principais acontecimentos políticos e econômicos do país, Giuliana Morrone assina a curadoria da edição 2025 e estará presente no lançamento do prêmio, em abril, e na cerimônia de entrega, em dezembro.
Sua trajetória e compromisso com pautas sustentáveis elevam ainda mais a importância do evento, que cresce em estrutura e relevância: serão quatro categorias – Nacional, Local, Digital e Fotojornalismo – e premiações que chegam a R$ 20 mil.
Iniciativa da plataforma Ampla Amazônia, o prêmio reafirma seu papel no incentivo ao jornalismo que valoriza a diversidade, a inovação e o desenvolvimento sustentável na região. Após o sucesso da primeira edição, o evento se consolidou como uma das principais premiações voltadas à cobertura da Amazônia, convidando jornalistas de todo o Brasil a amplificar vozes, experiências e soluções para um futuro mais verde e justo.
Fonte: Assessoria por Natália Melo