Páscoa mantém comércio aquecido: TIM Ads revela pontos percentuais na intenção de compras no Pará
Pesquisa revela que os consumidores paraenses pretendem gastar até R$50 com presentes, optando por pagamentos instantâneos como dinheiro e PIX; o tradicional ovo de Páscoa continua como preferência dos brasileiros

Pará, 10 de abril de 2025 – Atenta às demandas do mercado, a TIM realizou uma pesquisa para entender como os brasileiros estão se preparando para a Páscoa deste ano. Realizado por meio da plataforma TIM Ads, o estudo recebeu quase 64 mil respostas de clientes de todo o Brasil e revelou que os números são promissores, com expectativa de boas vendas, ou seja, o coelhinho da Páscoa deve ser generoso este ano, mantendo a tradição de presentear em alta.
O levantamento, realizado entre os dias 10 e 16 de março, aponta que 82% dos entrevistados costumam comprar algo para a data, sendo que 69% desses consumidores planejam gastar até R$100 em presentes da Páscoa. Isso representa um aumento de 10 pontos percentuais em relação ao ano passado, quando apenas 59% dos entrevistados afirmaram que gastariam até R$100.
No Pará, 36% dos consumidores pretendem gastar até R$ 50 e 35% até R$100. A preferência pelos ovos de chocolate se mantém como uma tradição firme, representando 29% das intenções de compra, seguidos pelos chocolates em geral, com 27% das escolhas. Outros itens como presentes artesanais e artigos religiosos, aparecem empatados, cada um com 16% das respostas.
Apesar das lojas físicas ainda liderarem as vendas de Páscoa, com 31% da preferência dos consumidores paraenses, o comércio online continua em crescimento, conquistando 22% das escolhas. Na hora de pagar, o cenário aponta para uma tendência clara de popularização dos pagamentos instantâneos. O dinheiro é o método mais usado (27%), seguido do cartão de crédito (23%) e do PIX, que ganha cada vez mais adeptos, com 22% das respostas.
Os dados levantados mostram ainda que, embora a busca por ofertas seja relevante, existe um movimento crescente de consumidores brasileiros dispostos a garantir seus presentes antecipadamente. Em 2024, 37% dos consumidores esperavam pelas ofertas após a Páscoa para fazer suas compras. Neste ano, esse número caiu para 31%; enquanto outros 17% indicaram que pretendem adotar essa estratégia pela primeira vez.
Sobre o TIM Ads
O TIM Ads é uma plataforma para levantamentos rápidos a partir da base de clientes da TIM, que os recompensa com bônus de dados e recarga. Trata-se de uma ferramenta de negócios online, com resultados aferidos em pouco tempo, que pode ser usada por clientes corporativos e organizações sociais para estudo de públicos-alvo, inclusive de maneira georreferenciada, a fim de se pesquisar comportamentos, necessidades, desejos e validade de soluções para a sociedade e o mercado.
Sobre a TIM
“Evoluir juntos com coragem e respeito, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM. A operadora tem a maior cobertura móvel e presença 4G do Brasil e lidera a implementação do 5G no país, em linha com sua atitude protagonista e a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, S&P/B3 Brasil ESG, IDIVERSA e do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Desde 2022, tem sido selecionada anualmente para o Sustainability Yearbook, publicação da S&P que reúne as empresas com as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, e foi a primeira operadora a obter a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o FTSE Russell D&I Index 2024 (antigo Refinitiv D&I Index). Para mais informações, acesse www.tim.com.br.
Fonte: Assessoria por Bruna Dias