Segurança Pública

Instituições se reúnem em Belém para debater a prevenção do abuso e da exploração contra crianças e adolescentes

Evento do SEST SENAT e da Childhood Brasil mobilizou atores sociais e diversos convidados de todos os estados da região Norte do país.

O Encontro Regional do Projeto Proteção – Região Norte, ocorreu na manhã desta terça-feira, 8, em Belém. A iniciativa do SEST SENAT e da Childhood Brasil teve o objetivo de discutir a prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes junto, também, à rede de proteção formada por outras instituições.

Entre os presentes no evento estiveram o Ministério Público, Polícia Rodoviária Federal, Universidade Federal do Pará, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, o Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente, a Fundação Papa João XXIII (FUNPAPA) e o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Eva Dengler, Superintendente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil, destaca a importância do encontro para a articulação intersetorial que trouxe os desafios e oportunidades para a garantia dos direitos da criança e do adolescente na região norte.

Foto: Divulgação

“Depois de ouvir as autoridades que compõem o Sistema de Garantia de Direitos estaduais e municipais nessa manhã, percebemos o quanto é relevante que continuemos promovendo o espaço para essas trocas que conectam as pessoas e instituições em prol da proteção de crianças e adolescentes. O resultado foi excelente, acima das expectativas. Plantamos uma semente muito boa”, afirma Eva.

Raíssa Osório, analista da Gerência Executiva de Promoção Social do Departamento Executivo do SEST SENAT, destaca que, em função de grandes eventos, inclusive internacionais, que ocorrerão neste ano, Belém foi escolhida para ser o ponto de partida desses encontros regionais, mas que a iniciativa vai rodar também por outras regiões do país.

“Aqui, no Encontro da região Norte, tivemos representantes das Unidades Operacionais do SEST SENAT de estados como Rondônia, Roraima, Amazonas, Tocantins, e o próprio Pará. Trouxemos essas pessoas para ouvir todos esses debates de forma que saiamos ainda mais fortalecidos enquanto instituição e, assim, levemos toda essa discussão para a ponta. Saindo aqui de Belém, vamos para Fortaleza, onde promoveremos esse mesmo encontro, desta vez focado na região Nordeste do país”, enfatiza Raissa.

Victor Zindeluk, diretor da Unidade Operacional do SEST SENAT em Belém/PA, reforça o objetivo do Projeto Proteção, que é o de contribuir para zerar as estatísticas referentes às violências contra crianças e adolescentes.

“É fundamental que toda essa rede de proteção seja fortalecida e dissemine a informação. Queremos deixar um legado e levar os números de ocorrências relativas a essa temática a zero. O foco é a proteção para acabar com a violência”, finaliza Victor.

SEST SENAT e Projeto Proteção

O SEST SENAT é uma instituição do Sistema S que atua para prover saúde, qualidade de vida e educação para a empregabilidade e longevidade das pessoas e empresas. Entre as ações de responsabilidade social da instituição, está o Projeto Proteção – Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Baseado nos dados do Projeto Mapear, da Polícia Rodoviária Federal, o Projeto Proteção atua em regiões com maior concentração de pontos críticos e de alto risco à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Considerando dados de 2018 a 2024, já foram promovidas mais de 1.300.000 sensibilizações em todo o país sobre a causa. Atualmente, 106 Unidades Operacionais do SEST SENAT desenvolvem as ações presenciais do Projeto Proteção e, até o ano de 2026, todas as mais de 160 Unidades Operacionais estarão capacitadas para falar sobre o tema e conduzir as ações do projeto. Para saber mais, acesse o site: https://www.sestsenat.org.br/saude/educacao-em-saude/como-apoiamos-o-combate-a-exploracao-sexual-de-criancas-e-adolescentes

Sobre a Childhood Brasil

A Childhood Brasil, faz parte da World Childhood Foundation, organização sem fins lucrativos criada em 1999, por Sua Majestade Rainha Silvia da Suécia. É pioneira em estimular, promover e desenvolver soluções para prevenir e enfrentar o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes no país. Foi reconhecida em 2021, 2022 e 2023 e 2024 como uma das 100 Melhores ONGs do país. Para mais informações, acesse o site www.childhood.org.br.

Fonte: Assessoria/ Por Lucas Muribeca

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo