UNAMA realiza o evento “Parceiros da Juventude”, em Belém
A iniciativa tem o objetivo de conduzir jovens e adultos ao mercado de trabalho

Para divulgar cursos de otimização curricular aos alunos, a Universidade da Amazônia (UNAMA), Universidade da COP30, realizou, na última quinta-feira (27), o evento “Parceiros da Juventude”. Ele aconteceu no auditório David Mufarrej e foi organizado pela coordenação da Escola Técnica da Universidade.
A cerimônia iniciou com apresentação musical de Sandra Duailibe. Em seguida, a UNAMA outorgou com o título “Parceiro da Juventude” a gestora Elieth de Fátima Braga, da Secretaria Estratégica de Articulação e Cidadania (SEAC-PA).
Participaram da mesa de abertura a magnífica reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo Arroyo; o pró-reitor de Ensino, Éden Ferreira; os diretores da UNAMA Gentil, Parque Shopping e Ananindeua, Elaine Gemaque, Juryptan Viana e Ingrid Cruz; o diretor de Educação Profissional da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET-PA), Washington Berg Sena Corrêa; e o diretor-geral da SEAC-PA, Julio Alejandro Quezada, representando a secretária.
Na ocasião, o diretor de Educação da SECTET, Washington Berg Sena Corrêa, ministrou a palestra “A importância dos cursos técnicos para jovens e adultos”. Ele informou aos presentes o fomento e a expansão do mercado de trabalho para quem possui conhecimentos técnicos em diversas áreas.
Para a reitora Betânia Fidalgo Arroyo, os cursos técnicos são um novo produto educacional que a Instituição de Ensino Superior (IES) adotou para atender a demanda do público paraense em maior escala, se comprometendo a oferecer os melhores profissionais da casa para formar técnicos com excelência. “Queremos interagir com os jovens, formar profissionais competentes para o mercado. A UNAMA tem o papel de acolher os alunos e sonhar com eles, promovendo a empregabilidade na Amazônia e a mão de obra qualificada”, disse.
De acordo com Eunice Costa, coordenadora da Escola Técnica da IES, os cursos profissionalizantes são benéficos para os alunos por fornecerem ensino de qualidade com a utilização de laboratórios e professores eficientes, assim como no Ensino Superior. “Estamos com 14 cursos técnicos em áreas da saúde, gastronomia, moda, gestão, tecnologia, entre outras. Queremos mostrar que, além da UNAMA ser referência em graduação e pós-graduação, também estamos consolidando uma escola responsável por formar os melhores técnicos da região paraense”, concluiu.
Fonte: Aacom/Unama por Quezia Dias