Empresas terão que relatar ações de sustentabilidade a partir de 2026
Tema será abordado por Luciane Vieira, doutora nas áreas de Sustentabilidade e Avaliação de Impactos, durante o Webinar "O papel do contador no ESG", que será realizado no dia 03 de abril, pelo Youtube

No aquecimento para a COP30, que ocorrerá em Belém em novembro, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Pará (CRC-PA) convidou a doutora nas áreas de Sustentabilidade e Avaliação de Impactos, Luciane Vieira, para ministrar uma palestra sobre “O papel do contador no ESG”. O evento faz parte do projeto Quinta Contábil e será transmitido no dia 03 de abril (quinta-feira), às 17h, pelo canal do CRC-PA no Youtube.
Segundo Luciane, o ESG deixou de ser um diferencial e se tornou um requisito essencial para a competitividade das empresas. Em sua palestra, a especialista irá abordar como as empresas podem iniciar uma estratégia ESG para atender às demandas do mercado.
00
Outro tema que será abordado no evento é a Resolução CVM nº 193/2023, que dispõe sobre a norma da Comissão de Valores Mobiliários que passará a exigir que, a partir de 2026, empresas de capital aberto publiquem relatórios financeiros que demonstrem ações de sustentabilidade, como IFRS, S1 e S2.
Segundo Luciane, o ESG não é apenas uma questão ambiental ou social, uma vez que abrange diversas áreas da economia. “A estratégia ESG está diretamente ligada à saúde financeira da empresa e sua atratividade para os investidores. Neste sentido, o contador desempenha um papel fundamental, uma vez que esse profissional é responsável por analisar e interpretar dados financeiros e não financeiros, além de comunicar os resultados aos stakeholders. Ele é um importante agente na governança corporativa e seu trabalho confere transparência, credibilidade e conformidade regulatória”, completa.
O webinar será mediado pelo contador, mestre em Contabilidade e coordenador da Comissão de ESG do CRC-PA, Júnior Vaillant. A participação é gratuita e aberta ao público.
Check-list ESG
Visando auxiliar as pequenas e médias empresas na implementação do ESG, Luciane Vieira criou o Checklist do ESG, um e-book que oferece um passo a passo para a implementação das práticas ESG em empresas de qualquer segmento. “Esse material foi criado para oferecer para nossos alunos e consultores uma metodologia clara e objetiva do que precisa ser feito em cada etapa do processo de implantação do ESG nas empresas”, destaca.
Para obter mais informações, acesse: https://dralucianevieira.com.
Sobre Luciane Vieira
Luciane Vieira é mestre e doutora em temas da Sustentabilidade e Avaliação de Impacto pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIS) de Barcelona. Possui uma sólida carreira na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde chegou ao cargo de professora titular. Desde 2009 desenvolve projetos socioambientais e atua, desde 2018, em projetos socioambientais com múltiplos stakeholders e sustentabilidade industrial. É CEO da Plus ESG, empresa focada em mentorias, consultorias e treinamentos de ESG e Head de Sustentabilidade e ESG da Hope Biodiversity, BR-EU. Já treinou mais de 4 mil alunos em 6 países e é autora do Checklist do ESG, com mais de 800 cópias vendidas no Brasil, Europa e África.
Serviço:
O que: Webinar “O papel do contador no ESG”;
Quando: dia 03 de abril (quinta-feira), às 17h;
Onde: Canal do CRC-PA no Youtube: https://www.youtube.com/@
Evento gratuito e aberto ao público.
Fonte: VPO Comunicação
Por: Carla Acquaviva