Cultura

Festival de Flores reúne produtores rurais e destaca economia criativa da região

Evento será realizado até o próximo domingo (30), no Shopping Castanheira, em Belém, com entrada franca

O Festival de Flores e Plantas, que vai até domingo (30), no Shopping Castanheira, reúne 25 expositores da região metropolitana de Belém, oferecendo uma vitrine para a biodiversidade das flores e plantas típicas, economia criativa e sustentabilidade na região amazônica.

Entre os expositores está a produtora rural Antônia Aleixo, que transformou o cultivo de plantas em sua principal fonte de renda durante um período de crise financeira. “Eu não pensava em trabalhar com isso, mas tudo mudou quando vi uma reportagem sobre um grupo na uma exposição quintais amazônicos em Marituba. Foi ali que comecei”, relembra Antônia.

A partir desse impulso, ela se especializou no setor: aprendeu a fazer adubo, plantar e realizou cursos técnicos em agronegócio, agroindústria e fruticultura. Além disso, buscou apoio do Sebrae para se formalizar como Microempreendedora Individual (MEI). “A gente não precisava só saber, mas também se profissionalizar. Foi lá que me tornei MEI”, conta.

Outro empreendimento presente no festival é a Associação Cerâmica Chicano, de Santa Bárbara do Pará. Composta por quatro mulheres, o grupo produz vasos para plantas, luminárias, vasos decorativos e, mais recentemente, biojoias em cerâmica. “Desde 2005, o Sebrae nos apoia. Queremos viver da venda de cerâmica, mas ainda não conseguimos. Por isso, eventos como esse são oportunidades para vender e produzir”, afirma a artesã Rose Mescouto. Ela conta ainda que a matéria-prima para produção artesanal é a argila retirada de um braço do Rio Tauá, que banha a cidade.

Negócios e qualificação

Além das exposições, o festival traz palestras e oficinas que unem beleza, sustentabilidade e negócios. “Proporcionamos aos produtores rurais da Grande Belém um momento de mercado mais apurado, não apenas para vender, mas também para fazer networking”, explica o analista do Sebrae no Pará, Rafael Vasconcelos.

Ele ressalta que, com a realização da COP 30 em novembro, o evento também serve para evidenciar o potencial da região como fornecedora de flores e plantas. “Essa é uma oportunidade de mostrar o que temos de melhor na Amazônia, não só flores tropicais, mas outras espécies também”, completa.

Entre as variedades à venda, os visitantes encontrarão orquídeas, antúrios, bromélias e plantas típicas da Amazônia. Além disso, poderão participar de oficinas práticas de cultivo, paisagismo sustentável e palestras com especialistas da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O evento também inclui oficinas sobre a COP 30, como a palestra, “Como hospedar em plataformas digitais”, promovida pelo Sebrae/PA em parceria com o Airbnb, além de palestras sobre criação de abelhas para produção de mel.

A realização do evento é do Sebrae no Pará, com apoio do Shopping Castanheira, UFRA, Senar, Prefeitura Municipal de Benevides e Prefeitura Municipal de Santa Bárbara do Pará.

Serviço: O Festival de Flores e Plantas será realizado até o próximo domingo (30), no horário de funcionamento do Shopping Castanheira, primeiro piso, com entrada franca.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias Pará

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo