Bienal das Amazônias Sobre as Águas se despede de Belém nesta sexta-feira

Ao longo das últimas semanas, milhares de pessoas visitaram a Bienal das Amazônias Sobre as Águas e participaram das atividades propostas no barco-obra de arte. Os últimos dias do projeto, na Escadinha do Cais do Porto, em Belém, não poderiam ser diferentes. Nesta quinta (27) e sexta-feira (28), além de apreciar o pôr do sol na Baía do Guajará, o público poderá participar da Aula de Dança “Ritmos Latinos” e compartilhar suas experiências com os rios da Amazônia na Oficina Contação de Histórias.
A Bienal das Amazônias Sobre as Águas é uma realização da Bienal das Amazônias e tem curadoria da diretora de Conteúdo e Pesquisa do Instituto Bienal das Amazônias, Keyna Eleison, e patrocínio master do Nubank e Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Rômulo Rafael, um dos principais nomes da Bachata na região Norte do Brasil, será o responsável por conduzir o público na Aula de Dança “Ritmos Latinos”, que acontece nesta quinta-feira (27), às 16h. Professor, dançarino e coreógrafo de Bachata, ele buscou aperfeiçoamento contínuo, participando de diversos congressos e workshops nacionais e internacionais.
O professor explica que para participar da aula não será necessário ter conhecimento prévio sobre qualquer ritmo, basta estar disposto a vivenciar essa experiência única no barco-obra de arte. A atividade é aberta para crianças, jovens, adultos e idosos, proporcionando um ambiente acolhedor, tanto para iniciantes quanto para aqueles que já têm familiaridade com a dança.
“Unir dança e arte em um ambiente inusitado torna o momento ainda mais especial, desafiando o equilíbrio e proporcionando uma conexão diferente com o ritmo. Será, sem dúvida, uma experiência inesquecível. Espero que todos se divirtam, se desafiem e se sintam inspirados a explorar de maneira leve e criativa. Será um momento de aprendizado, diversão e muita energia positiva”, ressalta Rômulo Rafael.
A programação que marca o ‘até logo’ da Bienal das Amazônias Sobre as Águas, em Belém, será a Oficina “Contação de Histórias Sobre as Águas”, conduzida pelos(as) arte-educadores(ras) Arth e Madson Santos. A contação de histórias é uma das formas de comunicação e educação mais antigas da humanidade e uma das maneiras mais bem-sucedidas de disseminação cultural, por isso a Oficina convida o público a compartilhar suas histórias com águas e rios amazônicos, nesta sexta-feira (28), às 16h.
“Dedicamos essas contrações de histórias para as pessoas que já visitaram ou ainda pretendem aproveitar esse último dia para conhecer a Bienal das Amazônias Sobre as Águas. Assim, convidamos todas as pessoas a vir participar e apreciar esse momento especial”, conclui Arth.
Durante os dois últimos dias da Bienal das Amazônias Sobre as Águas em Belém, o público poderá visitar a embarcação, na Escadinha do Cais do Porto, próximo à Estação das Docas, das 14h às 19h, sendo que a última entrada poderá ser feita até meia hora antes do horário de encerramento.
SERVIÇO
Aula de Dança “Ritmos Latinos”, com Rômulo Rafael
Dia: 27 de março
Hora: 16h às 17h
Oficina “Contação de Histórias Sobre as Águas”, com Arth e Madson Santos
Dia: 28 de março
Hora: 16h às 18h
Local: Escadinha do Cais do Porto, próximo à Estação das Docas
Fonte: Jambo Comunicação por Luana Vidal