O Fato do Dia

Estado investe em novos equipamentos para o Hospital Regional de Santarém

Secretaria de Saúde (Sespa) renova parque tecnológico da unidade, referência em atendimentos de média e alta complexidade na região oeste do Pará

O Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, oeste do Pará, conta com um parque tecnológico com mais de 1.500 equipamentos. E, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) renova constantemente os aparatos e itens utilizados no atendimento aos pacientes. Neste mês, quatro aparelhos de bisturis eletrônicos foram entregues e instalados para auxiliar no trabalho dos profissionais durante procedimentos e operações no centro cirúrgico do hospital.

“A renovação constante dos equipamentos médico-hospitalares no HRBA reafirma o nosso compromisso com a qualidade e segurança no atendimento. O investimento em novas tecnologias fortalece a estrutura do hospital, otimiza o trabalho das nossas equipas médicas e garante maior precisão nos procedimentos. Com isso, promovemos a melhoria contínua na qualidade do tratamento oferecido aos nossos pacientes, fortalecendo um atendimento mais eficiente e humanizado”, afirmou o diretor-geral do hospital, Matheus Coutinho.

Neste mês de março, Sespa entregou novos quatro aparelhos de bisturis eletrônicos – Foto: Divulgação

Além dessa instalação, os colaboradores do HRBA fazem os últimos ajustes para entregar nos próximos dias mais equipamentos, como monitor para ressonância magnética, torre de vídeo para endoscopia, Arco C e suporte de crânio, entre outros. No segundo semestre do ano passado, a unidade também ganhou duas máquinas de Raio-X portáteis, que já estão em pleno funcionamento.

Funcionamento seguro – Referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 29 municípios paraenses, o Regional de Santarém dispõe de equipamentos de ponta para a realização de consultas, exames, cirurgias, internações e outros procedimentos dentro da unidade.

Entrega dos novos bisturis eletrônicos ao Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém – Foto: Divulgação

O hospital conta com um setor de engenharia clínica, com seis profissionais que desempenham um papel fundamental na área da saúde, garantindo o funcionamento seguro e eficiente dos equipamentos médico-hospitalares. Com os avanços das tecnologias de saúde, a engenharia clínica auxilia na integração de novas tecnologias, na capacitação de profissionais para uso correto dos equipamentos e na otimização de custos hospitalares, contribuindo para a eficiência e sustentabilidade dos serviços médicos, garantindo de forma eficaz a aplicação de salvar vidas.

“O HRBA tem recebido uma série de novos equipamentos médico-hospitalares, contribuindo para a modernização da instituição e a redução da depreciação desses dispositivos. A unidade conta com equipamentos de última geração, garantindo maior precisão nos diagnósticos e eficiência nos tratamentos. Essa evolução representa um grande avanço para a cidade e região, pois possibilita um atendimento mais qualificado, seguro e alinhado com as melhores práticas da medicina”, ressaltou o supervisor de engenharia clínica do Regional, Heleson Guimarães Alho.

HRBA é referência em média e alta complexidade no Baixo Amazonas – Foto: Gustavo Campos/Secom

Para o secretário regional de governo do Baixo Amazonas, Nélio Aguiar, a modernização e renovação constante do parque tecnológico do HRBA é fundamental para a qualidade na assistência da população do oeste paraense. “O Governo do Estado tem investido continuamente na modernização do Hospital Regional de Santarém, garantindo que os pacientes tenham acesso a um atendimento de excelência. A chegada de novos equipamentos reforça nosso compromisso com a saúde pública, proporcionando mais eficiência nos procedimentos médicos e mais segurança para pacientes e profissionais. Seguimos trabalhando para fortalecer a rede hospitalar e ampliar a qualidade dos serviços oferecidos à nossa gente”.

Serviço:

O Regional do Baixo Amazonas presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado. A unidade funciona na avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.

Fonte: Agência Pará
Por Gustavo Campos (SECOM)

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo