Cultura

Hydro celebra a cultura paraense com plataforma ‘Expressões do Pará’ e impulsiona desenvolvimento sustentável

Iniciativa fomenta, local e nacionalmente, manifestações culturais paraenses, reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável do estado

Belém, 17 de março de 2025 – Em um momento histórico para o Pará, com Belém se preparando para sediar a COP30, a Hydro lança a plataforma Expressões do Pará, um palco vibrante para a cultura local que promete ecoar pelo Brasil e além. O projeto consolida o compromisso de longo prazo da companhia com a cultura, a produção e os costumes do estado, onde está a maior parte de suas operações no país.
Segundo Anderson Baranov, CEO da Norsk Hydro Brasil, o Expressões do Pará reflete a convicção da empresa de que a cultura é um vetor fundamental para o desenvolvimento sustentável. Nos últimos cinco anos, incluindo o valor já previsto para 2025, a companhia destinou mais de R$ 34 milhões em patrocínios e ativações em eventos culturais. A soma inclui a plataforma Expressões do Pará, que teve investimento direto, sem incentivo fiscal, para ampliar ainda mais esse engajamento e visibilidade.
Foto: Divulgação
“Investir em cultura é investir no futuro do Pará”, afirma Anderson Baranov. “Reconhecer isso é fortalecer seu poder de transformação social. É um compromisso de longo prazo que a empresa mantém com muito orgulho. Se é importante para o Pará, é importante para a Hydro.”
O Pará ganhou visibilidade com a exposição de suas tradições no Carnaval do Rio de Janeiro, abrindo as portas para que o mundo conheça suas riquezas culturais e naturais. Agora, essa projeção se fortalece com o Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações religiosas do mundo, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial pelo IPHAN e como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Além de sua relevância espiritual, o Círio impulsiona o turismo e a economia local. O investimento busca ampliar ainda mais esse alcance, atraindo visitantes e fortalecendo o desenvolvimento da região.
Outro destaque é o Museu das Amazônias, que celebra a biodiversidade e a cultura regional para públicos de diferentes países. Essas iniciativas fazem parte da plataforma Expressões do Pará e ganham ainda mais relevância com a visibilidade global proporcionada pela COP30.
Foto: Divulgação
O Expressões do Pará trará outros resultados, como um intercâmbio de formação para as costureiras do Estilo Barcarena na produção de fantasias e a produção de uma websérie especial sobre o Pará.
A iniciativa reforça a visão estratégica da Hydro de integrar a cultura às suas ações de responsabilidade social, fomentando a economia, gerando oportunidades e fortalecendo a identidade paraense.
Nos últimos anos, a Hydro tem apoiado projetos que valorizam a diversidade e as tradições do estado, como a Varanda de Nazaré, durante o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, o Coro Carlos Gomes e o Festival do Abacaxi de Barcarena. A empresa também incentiva a produção e exposição de artesanato local, como biojoias, fomentando o empreendedorismo feminino.
Por meio do Fundo Hydro, a empresa apoia iniciativas de desenvolvimento local em Barcarena, como a Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS), além de projetos voltados à geração de renda e fortalecimento da cultura, com foco em artesanato, gastronomia e outras atividades produtivas. Essa iniciativa de longo prazo já beneficiou mais de 100 mil pessoas, gerando impactos positivos no meio ambiente e na qualidade de vida na Amazônia. Essas ações são complementadas por programas como o Corredor, que estimula o desenvolvimento econômico e social, além da conservação ambiental em comunidades no nordeste do Pará.
Foto: Divulgação
“O Expressões do Pará é mais uma das formas de a Hydro investir em cultura, desta vez junto a eventos que estão entre as maiores expressões do Brasil. Com a COP30, os olhos do mundo estarão voltados para o Pará, mas para a Hydro, valorizar a riqueza do povo, da cultura e da história paraenses é um compromisso de longo prazo, que vai além do evento. Nosso objetivo é transcender a COP30 e reafirmar nossa dedicação contínua ao desenvolvimento sustentável do estado, tendo a cultura como um pilar central”, completa Lydia Damian, diretora de Comunicação da Hydro Brasil.

Sobre a Hydro:

A Hydro é uma empresa líder em alumínio e energia renovável, comprometida com um futuro sustentável. Com o objetivo de criar sociedades mais viáveis, desenvolve indústrias que importam para as pessoas e para a sociedade. Desde 1905, a Hydro transforma recursos naturais em soluções e negócios relevantes de forma inovadora, criando um local de trabalho seguro para 33.000 empregados em mais de 140 unidades e 40 países. No Brasil, a Hydro está presente em toda a cadeia de valor do alumínio, com quase 7 mil empregados. Atuando desde a extração de bauxita, produção de energia renovável, refino de alumina, produção de alumínio e extrusão, oferece conhecimentos e competências únicas para indústrias da construção, automotiva e de embalagens, entre outras.
Informações de imprensa: hydro@ideal-axicom.com
Fonte: Ideal Axicom|
Por: Raisa Araújo

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo