Cosanpa intensifica ações para garantir abastecimento de água no Carnaval
Com equipes reforçadas, a Companhia está preparada para atender à demanda nos municípios mais movimentados nesta época do ano


Para o feriado de Carnaval, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) está implementando uma série de ações para garantir o abastecimento de água nos municípios que recebem um grande número de foliões. Diante do aumento da demanda, a Diretoria de Operações elaborou estratégias específicas para atender a capital e o interior do Estado, incluindo reforço nas oficinas para ajustes e fabricação de peças, se for necessário.
A partir da sexta-feira (28), as equipes da Cosanpa estarão em deslocamento. Em Santarém, no oeste paraense, as ações estarão concentradas na Vila de Alter do Chão e comunidades ribeirinhas, onde a Companhia já iniciou os serviços de limpeza de fossas sépticas dos banheiros públicos, com o caminhão hidrojateador.
Os municípios Salinópolis e Vigia de Nazaré (no nordeste), do Arquipélago do Marajó e a Ilha de Mosqueiro (distrito de Belém) vão receber especialistas nas áreas elétrica e mecânica, além de técnicos e agentes de manutenção, que estarão prontos para intervir sempre que necessário, assegurando o abastecimento de água ininterrupto. A Companhia também programou suporte de maquinários, incluindo retroescavadeiras, caminhões Munck e pipas, para atender qualquer eventualidade.
Estrutura – Andrey Meira, gestor da Unidade de Serviço de Manutenção (Usma), afirmou que “a Cosanpa montou uma estrutura robusta, com toda a equipe de manutenção nos municípios onde há grande movimentação de foliões. Estamos preparados para garantir o sistema de abastecimento de água para todos os que aproveitam o Carnaval nos municípios atendidos pela Cosanpa”.
Na Central de Operações de Sistema (COS), a Cosanpa vai dispor de computadores modernos, câmeras e telões que permitem o acompanhamento em tempo real de todos os sistemas atendidos pelo Complexo Bolonha. Essa modernização não apenas facilita a comunicação entre os funcionários, mas permite uma tomada de decisão mais rápida e eficaz. Serão monitorados 75 sistemas nas 24 horas, o que garante agilidade em caso de necessidade de atuação das equipes técnicas.
“Reforçamos nossas equipes operacionais para o período do Carnaval, garantindo que o abastecimento de água nos municípios atendidos pela Cosanpa ocorra com segurança e eficiência. Nossa prioridade é que a população possa aproveitar a festa com tranquilidade, contando sempre com um serviço de qualidade”, disse o presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Júnior.

O atendimento ao cliente também passará por alterações durante o feriado. Os canais de comunicação, como WhatsApp, Call Center e Chat On-line, funcionarão todos os dias, nas 24 horas. As lojas físicas estarão fechadas na segunda-feira (3) e terça-feira (4), reabrindo ao meio-dia de quarta-feira (5).
Contatos:
Call Center 0800 0195 195
WhatsApp (91) 3122-7194
Chat On-line em www.cosanpa.pa.gov.br

Campanha – Na sexta-feira (27), equipes do Prodesan Pará e do Serviço Social da Cosanpa realizarão blitz educativa em frente à sede da Companhia, na Avenida José Bonifácio. A iniciativa visa conscientizar a população sobre a importunação sexual, especialmente durante o período do Carnaval, oferecendo informação e orientação sobre o tema.
Durante a ação, serão distribuídos materiais informativos. A equipe, composta por psicólogas, assistentes sociais e outras profissionais da área de saúde da Cosanpa, estará disponível para esclarecer dúvidas sobre o que caracteriza o crime de importunação sexual e quais são os canais de denúncia.
A iniciativa reforça o compromisso da Cosanpa com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente no que se refere à promoção da igualdade de gênero e à garantia de ambientes seguros para todos.
Fonte: Agência Pará
Por Flávia Araújo (COSANPA)