Carnaval de Mosqueiro terá a volta dos trios, desfiles e blocos
Desfiles, blocos, trios elétricos e muita diversão aguardam você para um das maiores programações de carnavais da ilha

Mosqueiro já foi conhecido por ter um dos carnavais mais animados do Pará. Nos anos 90, trios elétricos atraiam uma multidão de pessoas à ilha. Porém, nos anos seguintes, a bucólica parece ter ficado esquecida, sem atrações no período do Carnaval. Mas isso pode mudar agora, com a vasta programação anunciada pela Prefeitura de Belém para os dias de folia. Além de Belém, distritos como Icoaraci, Outeiro, Cotijuba e Mosqueiro terão programação para os dias de Momo.
Origens e tradição
O Carnaval de Mosqueiro tem raízes profundas nas tradições culturais da ilha. O evento foi se moldando com características próprias, mesclando influências das festas de rua com os elementos típicos da cultura paraense, como o boi-bumbá, o carimbó e outros ritmos locais.
Nos primeiros anos, as festividades eram simples, com blocos de rua se reunindo em torno da praça de Mosqueiro. À medida que o tempo passou, a festa foi crescendo em importância e visibilidade, atraindo turistas e ampliando a programação.
Como nos tempos áureos
Este ano, a Prefeitura de Belém investiu fortemente na valorização do Carnaval de Mosqueiro, reconhecendo a importância da festa para a cultura local e a economia da região. A administração municipal tem trabalhado para garantir que a celebração se consolide como um dos maiores e mais atrativos eventos de Carnaval do Pará.
Segundo o subprefeito de Mosqueiro, Renato Brandão, o Carnaval de 2025 promete ser uma celebração vibrante, com uma programação diversificada para toda a família. “Nosso Carnaval será de muita alegria. O prefeito Igor Normando fez questão de fazer um Carnaval diferenciado para resgatar o Carnaval raiz de Mosqueiro. As festividades ocorrerão desde sábado, com blocos, desfiles de escolas de samba, trio elétrico, carnavais de bairro e a programação será voltada para toda a família e todos os gostos”, adiantou.
Desfiles de Escolas de Samba
No domingo, 2 de março, ocorrerá o Desfile Oficial do Grupo Único das Escolas de Samba de Mosqueiro, reunindo as principais agremiações locais em um espetáculo de cores e ritmos.
Blocos e Trio Elétrico
Na segunda-feira, 3 de março, a festa continua com a presença de trios elétricos e desfiles de blocos. Às 14h, a concentração será na Avenida Beira-Mar, no Caramanchão do Chapéu Virado, com o trio elétrico da Banda Xeiro Verde iniciando o percurso às 16h. Paralelamente, na Vila, os blocos desfilarão pela Rua Nossa Senhora do Ó, com concentração na Rua do Jambeiro.
O DJ Cesar Jr., fundador do bloco Recordar Mosqueiro, acredita que este ano os foliões reviverão toda a energia e alegria dos carnavais inesquecíveis da ilha. “Neste Carnaval, em nosso segundo ano de existência, o bloco Recordar Mosqueiro promete trazer toda a alegria e nostalgia dos carnavais inesquecíveis da nossa ilha. Por isso, convido a todos a reviver o que já foi um dos melhores carnavais do Brasil. Vem recordar com a gente!”
Programação dos Blocos na Vila
Os blocos que se apresentarão na Vila são:
- – 17h40 – Família Aragão
- – 18h10 – Pau Cheiroso
- – 18h40 – Os Avalcalhados
- – 19h00 – Rabo do Macaco
- – 19h30 – Tá Feio
- – 19h40 – Os Karatecas na Folia
- – 20h30 – Angel’s
- – 21h00 – Urso na Folia
- – 21h30 – Família Quebra Gelo
- – 22h00 – Tio Dence
- – 22h30 – Foliões do Clássico
- – 23h00 – Recorda Mosqueiro
- – 23h30 – Bonecas
- – 00h00 – Assado
- – 00h30 – Olha o Papo Desse Otário
- – 01h00 – Bafo de Bode
Na terça-feira, 4 de março, a festa continua com o desfile de blocos na Vila, com concentração na Rua do Jambeiro e percurso pela Rua Nossa Senhora do Ó.
Fonte: Agência Belém
Por Marli Portilho