Mercado
Oficina de Projetos Sociais incentiva iniciativas de impacto positivo para cooperativas

Mensurar os impactos positivos das ações de cooperativas na comunidade onde está inserida, de forma assertiva, é apresentar à sociedade a importância do cooperativismo para transformação social, prosperidade e desenvolvimento.
Para fortalecer e incentivar essas iniciativas, o Sistema OCB Pará, neste sábado, 22, no auditório da nova sede, reuniu cooperativas de Belém e região para capacitá-las na identificação, construção e execução de ações sociais, por meio do programa Dia de Cooperar, alinhadas às necessidades das comunidades onde atuam.
Durante o dia de aprendizado, estiveram presentes as cooperativas: Sicredi Norte; UNISEGUR; COOPAM; COOFARMI; CONCAVES; ACCSB; Filhos do Sol; COOPRIMA; COOPERBELÉM; CEAC e Unimed Belém.
“Iniciamos uma fase muito importante com as oficinas, o que será desenvolvido a partir disso, será fundamental para impulsionar, ainda mais, o cooperativismo no estado, mostrando a sua relevância social. A presença em massa das cooperativas só confirma que esta é uma ação assertiva e o interesse de melhorar e desenvolver esse setor da promoção social dentro das coops.” falou Melize Borges, analista e responsável pela área de promoção social do Sistema OCB/Pa.
Com projetos estruturados, as cooperativas conseguem acessar editais locais para promover transformações positivas e duradouras por meio das ações do Dia de Cooperar (Dia C).
A atuação social das cooperativas está diretamente ligada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, aos princípios do ESG (Ambiental, Social e Governança) e à sustentabilidade, reforçando o sétimo princípio do cooperativismo, o de interesse pela comunidade.
Reafirmando a importância de projetos, o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, reforça o apoio da entidade para com as cooperativas. “O Dia de Cooperar surge com essa finalidade, de levar para a comunidade todos os princípios do cooperativismo, com o seu grande potencial transformador. Desta forma, iremos auxiliar as cooperativas nessa estruturação, para além disso, mensurar todos os impactos positivos e levantamento de dados, apresentando a sua atuação social responsável e estratégica para que nos tornemos um mundo mais justo e próspero.” disse.
As próximas oficinas serão realizadas em Santarém, no dia 08 de março, com local ainda a definir, e em Parauapebas, no dia 15 de março, no auditório do Sicredi, localizado na rua E, 437, no bairro Cidade Nova, de 9h às 16h. Em breve as inscrições serão divulgadas.
Fonte: Sistema OCB/PA