Com nova rede de drenagem, obra da Nova Doca começa a receber asfalto na quadra 1
Junto com a rede de drenagem profunda instalada no local, o novo asfalto requalifica e aprimora o sistema de captação de águas das chuvas, colaborando para a diminuição dos alagamentos
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Com 62% de serviços realizados, a obra da Nova Doca, em Belém, avançou para mais uma etapa na manhã desta segunda-feira (24). A quadra 1 do canal, localizada entre a Avenida Marechal Hermes e Rua Belém, começou a receber pavimentação asfáltica. Junto com a rede de drenagem profunda instalada no local, o novo asfalto requalifica e aprimora o sistema de captação de águas das chuvas, colaborando para a diminuição dos alagamentos na região.
“O cronograma da Nova Doca está rigorosamente em dia, o que nos dá a certeza de que a obra está no caminho certo para ser entregue no prazo. Hoje, pudemos dar início ao asfaltamento, já que o serviço de drenagem, que fica por debaixo dessa camada, foi concluído. São cerca de 590 funcionários efetivamente trabalhando independente de chuva ou sol, em três turnos, para entregar esse importante equipamento público que faz parte dos legados da realização da COP 30 para a nossa capital”, explicou o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral.
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Ao longo de quase 100 metros, foram instaladas 7 novas “bocas de lobo”, como são conhecidas as valas que coletam e direcionam as águas pluviais para a rede de drenagem, evitando os alagamentos. Além da drenagem e da pavimentação asfáltica, o local também recebeu terraplanagem. Após a fase de acabamento da obra da Nova Doca, o espaço será liberado para o trânsito de veículos.
Parque linear – Um dos investimentos para a realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas no Estado (COP 30), a Nova Doca está com trabalhos nos oito módulos ao longo da Avenida Visconde de Souza Franco. O planejamento atual inclui trabalhos de fundação, lançamento e concretagem das peças metálicas, e cravação de estacas de sustentação da estrutura do canal e paisagismo.
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A construção do Parque Linear – uma parceria do Governo do Pará com o Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional – envolve 1,2 quilômetro de canal, com serviços de drenagem, paisagismo, urbanização e construção de passarelas, além da substituição das comportas para controle da maré, a fim de evitar inundações.
Também serão pavimentados mais de 2,4 quilômetros da via e construídos outro sistema de drenagem profunda e superficial para receber a água das chuvas, rede de esgoto sanitário, tubulação de água potável, ciclovia e um sistema de energia limpa.
Fonte: Agência Pará
Por Gustavo Pêna (SEOP)