Segurança Pública

Polícia Civil celebra um ano das delegacias especializadas no Mangueirão durante RexPa

A criação dessas delegacias dentro do estádio é um marco para a segurança pública.

Entregues pelo Governo do Estado durante o primeiro clássico entre Remo e Paysandu (RexPa) do ano passado, a Polícia Civil do Pará celebra um ano de atuação das Delegacias Especializadas no Estádio Olímpico do Pará Jornalista Edgar Proença (Mangueirão): a Delegacia de Proteção ao Torcedor e de Grandes Eventos (DPTGE) e a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM).

Foto: Alex Ribeiro/Agência Pará

“A criação dessas delegacias dentro do estádio é um marco para a segurança pública. Esse trabalho integrado é fundamental para que possamos oferecer um ambiente cada vez mais seguro e pacífico para todos que frequentam o espaço”, destaca o delegado-geral Walter Resende.

No primeiro ano de atuação, a unidade lavrou a maior prisão em flagrante da história da Polícia Civil do Pará. Em uma única ação, 271 pessoas foram presas após confronto de torcidas organizadas antes de um evento esportivo.

A unidade policial instaurou mais de 100 procedimentos policiais, dos quais 16 foram inquéritos por portaria e 6 autos de prisão em flagrante. Ao longo do ano, a unidade efetuou 308 prisões, sendo 31 mandados de prisão cumpridos, dos quais 29 foram frutos de investigações realizadas pela própria DPTGE. A delegacia também atuou na recuperação de bens furtados, como os 35 aparelhos celulares devolvidos aos proprietários.

Além da unidade do Mangueirão, a DPTGE também está instalada na Divisão de Investigações Especiais (DIOE) e, além disso, possui uma base itinerante nos estádios do Banpará Baenão e Banpará Curuzu, onde são realizadas as apresentações e atendimentos aos torcedores em dias de jogos.

O delegado Marcos André Araújo, titular da DPTGE, destacou a importância da atuação da unidade. “Nosso principal objetivo é garantir a segurança nos eventos e reprimir de forma eficaz qualquer tipo de violência. Os números refletem o empenho e a coordenação da nossa equipe, que trabalha incansavelmente para que o ambiente esportivo e eventos sejam seguros para todos”, ressalta.

Pioneirismo em atendimento especializado – A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), vinculada à Diretoria de Atendimento a Vulneráveis (DAV), também entregue em fevereiro de 2024, tornou o Pará o primeiro estado a implementar uma unidade especializada em um estádio, o Mangueirão. Desde então, a DEAM tem atuado no enfrentamento a violência de gênero em grandes eventos, com foco no atendimento a mulheres e meninas vítimas de violência durante partidas.

No primeiro ano de atuação, a DEAM marcou presença em mais de 20 jogos e contou com o apoio de mais de 100 policiais civis, garantindo um atendimento exclusivo e seguro para mulheres que foram vítimas de violência ou importunação sexual.

A delegada Adriana Norat, titular da DAV, ressaltou o impacto da criação da DEAM. “A presença de uma delegacia especializada no estádio envia uma mensagem clara de que as mulheres podem se sentir seguras e protegidas. Nosso foco é o acolhimento e a proteção das vítimas de violência de gênero, garantindo um atendimento humanizado e privativo”, explica.

A DEAM foi um desdobramento da campanha “Importunação Sexual é Crime. Não Faça Parte desse Time”, lançada durante o Parazão de 2021, que tem sido essencial para sensibilizar o público e garantir que as mulheres se sintam amparadas durante os eventos. A campanha distribui materiais educativos e realiza atividades de conscientização sobre os direitos das mulheres, além de promover ações de interação com torcedores e direção dos clubes locais.

Fonte: Agência Pará/Por Bruna Ribeiro (PC)

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo