Bienal das Amazônias Sobre as Águas promove atividades pedagógicas neste fim de semana
O público poderá registrar sua experiência através do Ateliê sobre as águas

A Bienal das Amazônias Sobre as Águas, ancorada na Escadinha do Cais do Porto, tem recebido centenas de pessoas e neste fim de semana o barco-obra de arte tem atividades pedagógicas gratuitas para os visitantes.
A Bienal das Amazônias Sobre as Águas é uma realização da Bienal das Amazônias e tem curadoria da diretora de Conteúdo e Pesquisa do Instituto Bienal das Amazônias, Keyna Eleison, e patrocínio master do Nubank e Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A programação começa nesta sexta-feira (21), com a Oficina de escrita “Escrevivências com as águas”, ministrada por Andreza Machado e Emerson Caldas, às 16h. Emerson, que é Coordenador Pedagógico do Centro Cultural Bienal das Amazônias, explica que o termo “Escrevivências com as águas”, parte do conceito “escrevivência”, utilizado pela escritora Conceição Evaristo, em confluência com as águas amazônicas. “Nesta oficina o público será convidado à reflexão, prática e experimentação com a escrita. Suscitando o lugar das memórias, experiências pessoais e coletivas, os corpos, a natureza e o mundo em sua relação simbiótica com as águas”, detalha.
Durante a oficina, serão realizadas leituras e apresentações de poemas, textos e músicas como referências à produção da escrita poética-literária, com o intuito de criar um espaço para criação, reflexão e fazer poético e literário com as águas.
Sobre as águas da Baía do Guajará, a Bienal das Amazônias também abre ao público o seu Ateliê. Neste sábado (22) e domingo (23), o Ateliê Sobre as Águas permite aos visitantes registrar sua experiência a bordo. Os arte-educadores auxiliarão no processo criativo, disponibilizando aos materiais para criação de desenhos, colagens e escritas a partir do contato com a obra de Freddy Mamani, com as cores e a cidade. No sábado o Ateliê começa às 16h e no domingo às 10h.
O barco-obra de arte da Bienal das Amazônias Sobre as Águas está ancorado na Escadinha do Cais do Porto, próximo à Estação das Docas, até o dia 28 de fevereiro, sempre às quintas e sextas-feiras, de 14h às 19h (última entrada às 18h30); aos sábados, de 10h às 18h (última entrada às 17h30); e aos domingos, de 10h às 15h (última entrada às 14h30).
SERVIÇO
Oficina de escrita “Escrevivências com as águas”, com Andreza Machado e Emerson Caldas
Inscrições encerradas
Data: 21 de fevereiro de 2025
Horário: 16h
Ateliê Sobre as Águas
Entrada gratuita
Data: 22 de fevereiro (das 16h às 18h)
23 de fevereiro (das 10h às 12h)
Local: Escadinha do Cais do Porto, Avenida Marechal Hermes, Bairro da Campina, ao lado da Estação das Docas.
Fonte: Jambo Comunicação