Desligamento programado: Saiba como funciona o serviço
A manutenção preventiva busca melhorar a qualidade do serviço e garantir segurança.

A Equatorial Pará trabalha continuamente para aprimorar sua infraestrutura e expandir seus serviços, garantindo assim mais qualidade, segurança e confiabilidade no fornecimento de energia. Para que as melhorias estruturais e manutenções preventivas possam ser realizadas, às vezes é necessário desligar temporariamente o fornecimento de energia nas regiões impactadas pelos trabalhos.
Entre as principais atividades de manutenção estão a substituição de postes e componentes da rede elétrica, podas preventivas de árvores próximas aos fios, implantação de novas tecnologias, inspeções técnicas, entre outras. Cada uma dessas atividades exige planejamento e ocorre dentro de um cronograma específico, com dias e horários previamente definidos.
Para garantir que todos sejam informados com antecedência, a Equatorial sempre avisa aos seus clientes o dia e o horário do desligamento, seja por rádio, carta, carro de som, no site e redes sociais da distribuidora.
“O desligamento programado é uma medida necessária para assegurar a segurança de clientes e colaboradores, viabilizando a execução dos serviços de manutenção de forma segura e eficiente, sem comprometer a qualidade dos nossos serviços”, explica Thelmo Varela, Gerente de Manutenção e Obras da Equatorial Pará.
Ainda de acordo com Thelmo, é preciso estar alerta. Conexões clandestinas, redes energizadas por geradores e outras interferências sem autorização da Equatorial representam riscos de acidentes.
Segurança em Primeiro Lugar
Durante o período de interrupção, é fundamental que os consumidores evitem qualquer tipo de intervenção na rede elétrica, pois a energia pode ser restabelecida antes do horário previsto. Para maior segurança, recomenda-se desligar o disjuntor geral durante o período de manutenção, prevenindo imprevistos.
Caso haja necessidade de priorizar um atendimento emergencial, o desligamento programado poderá ser adiado temporariamente. Neste caso, uma nova data será comunicada para que os clientes possam se organizar adequadamente.
Fonte: Relacionamento com a imprensa/Equatorial Energia