Mercado

Projeto Talentos da Cozinha Amazônica, parceria entre Suzano   e Instituto Ambient, realiza aula inaugural

A iniciativa visa valorizar a gastronomia regional e promoverá a qualificação profissional de mais de 100 participantes

A cozinha pode representar diversos significados e ideias, como acolhimento, cuidado, carinho, união, família. E, por que não, sonhos? É o caso de Letícia dos Anjos dos Santos, 18 anos, que sonha cursar Gastronomia e viu no projeto “Talentos da Cozinha Amazônica – Rumo à COP30” uma oportunidade de aprendizado e capacitação para atingir esse objetivo. A iniciativa é uma realização do Instituto Ambient em parceria com a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir de árvores plantadas de eucalipto.

Foto: Divulgação

A Leticia faz parte de uma das quatro turmas do projeto, que nesta segunda-feira (17), teve a aula inaugural, no auditório do Instituto Ambient. Ao todo, serão 120 participantes. A futura estudante de Gastronomia destaca a importância desse tipo de oportunidade, principalmente de forma gratuita, permitindo que as pessoas tenham acesso a novos conhecimentos e à realização de sonhos. “Eu decidi participar desse projeto porque ele abrange muitos conhecimentos. Eu gosto bastante de cozinhar e queria aperfeiçoar essa habilidade, trazendo para o meu dia a dia, para meu futuro negócio. De imediato, essa capacitação vai me ajudar a garantir uma renda extra. A gente sabe o básico, mas é sempre bom evoluir.”, afirma Leticia.

A maioria dos(as) participantes, 97%, são mulheres, chefes de família e que buscam alternativas para iniciar um negócio ou aprimorar alguma atividade que já realizam, garantindo uma renda extra ou até mesmo uma nova fonte de renda. Com duração de seis meses, o projeto oferece uma formação completa, incluindo técnicas de cozinha básica, reaproveitamento integral de alimentos, segurança alimentar e gestão empreendedora para fortalecer a autonomia econômica e o empoderamento feminino.

“Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o projeto busca impactar diretamente a vida dos participantes e suas comunidades, promovendo práticas de consumo responsável, fomento ao trabalho decente, redução do desperdício alimentar e ação climática. Além da capacitação, o projeto prevê o encaminhamento de pelo menos 20% dos participantes para o mercado de trabalho formal, por meio de parcerias com restaurantes, buffets e empresas do setor gastronômico, ampliando as oportunidades de empregabilidade e empreendedorismo”, explica Murilo Monteiro, Presidente do Instituto Ambient.

As aulas do projeto “Talentos da Cozinha Amazônica – Rumo à COP30” terão atividades teóricas e práticas elaboradas para incorporar e identificar oportunidades para a Conferência do Clima, que será realizada em Belém no mês de novembro. O conteúdo do curso é pautado na valorização dos produtos e cultura amazônica e, dentro das práticas de sustentabilidade do projeto também estão incluídas oficinas de compostagem, hortas verticais e destinação correta dos resíduos sólidos.

“A Suzano acredita que pode potencializar o impacto positivo gerado nas comunidades onde está localizada ao construir parceiras e alianças estratégicas. Por isso, estamos felizes em apoiar o projeto Talentos da Cozinha, em parceira com o Instituto Ambient. Além de valorizar a culinária regional, nosso objetivo é que os(as) participantes conquistem novas oportunidades no mercado gastronômico e assim possamos apoiar o comércio local para promover o desenvolvimento da região. Esperamos que o projeto possa colaborar com a construção de um legado duradouro em um ano tão importante para Belém.”, afirma Diego Carrara, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano.

O Instituto Ambiental (IA) é uma Organização Social (OS) fundada em 2012, reconhecida pelo Estado do Pará e Município de Belém como de Utilidade Pública. Atuando nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social e Meio Ambiente, a organização oferece serviços gratuitos para pessoas de baixa renda, sem discriminação. Sediado em Belém, o IA opera nacional e internacionalmente, comprometido com a sustentabilidade e estrito cumprimento das normas ambientais. Busca melhorar a qualidade de vida em comunidades vulneráveis, enfatizando a dignidade da pessoa humana, conforme previsto na Constituição de 1988. Saiba mais na página: https://institutoambient.org.br/

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de Renovar a Vida a partir da árvore. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br

Fonte: Jambo Comunicação/Por Fabiana Cabral

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo