Mercado

COP30: Sebrae no Pará já capacitou mais de 1.300 empreendedores para se tornarem anfitriões durante a conferência climática

Hospitalidade é chance de renda extra na COP 30

A realização da COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) marcada para o período entre 10 e 21 de novembro deste ano, em Belém, trouxe inúmeras oportunidades para os empreendedores de pequenos negócios paraenses, principalmente na área da hospitalidade, já que a capital paraense deve receber cerca de 50 mil visitantes durante os dias de conferência.

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Pará (ABIH-PA), atualmente Belém possui 18 mil leitos de hotel, e precisa, pelo menos, dobrar esse número chegando a cerca de 40 mil leitos. Para suprir essa demanda, os governos federal e estadual estão realizando diversas ações para aumentar o número de quartos disponíveis para o período da Conferência, e contam com a ajuda de diversos parceiros.

Fortalecendo essas ações, desde agosto do ano passado, o Sebrae no Pará e o Airbnb fecharam parceria para capacitar anfitriões paraenses que desejam oferecer seus imóveis como hospedagem na plataforma virtual, uma oportunidade para os empreendedores de pequenos negócios que desejam aumentar a renda visando à COP 30 e outros eventos importantes.

“Além de ampliar a oferta de acomodações em Belém durante a COP 30, novos e atuais anfitriões estão sendo qualificados para melhor receber os visitantes, impulsionando nossa economia local em qualquer época do ano. Essa parceria com o Airbnb para capacitar os anfitriões é um sucesso, é uma das capacitações mais procuradas pelos empreendedores, uma oportunidade única para fortalecer o empreendedorismo local”, destaca Rubens Magno, diretor superintendente do Sebrae no Pará.

Desde o mês de agosto de 2024, quando iniciaram as capacitações, já foram promovidas 28 turmas, com 1.319 empreendedores capacitados. Além disso, antes da parceria ser lançada, o Pará tinha 700 anfitriões na plataforma, agora são cerca de 4.400 empreendedores cadastrados.

A parceria vai vigorar até dezembro de 2025 e a meta é capacitar três mil pessoas entre empreendedores, anfitriões e membros da comunidade. Durante as capacitações no Sebrae/PA, os empreendedores aprendem temas como gestão de reservas, qualidade de atendimento e precificação de hospedagem.

Celina Rosa  com a turma que fez os cursos de hospitalidade para COP 30, oferecido pelo Sebrae no Pará.

Oportunidades

Segundo uma pesquisa global com anfitriões no Airbnb, mais de um quarto dos proprietários de imóveis abrem seus espaços para hóspedes durante grandes eventos, momentos que impulsionam ainda mais a locação por temporada. Em Belém, um dos exemplos é o Círio de Nazaré, que atrai milhões de fiéis e turistas de todo o país e do mundo. Em 2025, durante a COP 30, a previsão é de que haja ainda mais oportunidades para anfitriões no Airbnb.

A microempresária Celina do Amaral Rosa fez todos os cursos no eixo de hospitalidade oferecidos gratuitamente pelo Sebrae/PA em parceria com o Airbnb. Para aprofundar mais os conhecimentos, ela também passou por uma consultoria com a equipe técnica da instituição e já disponibiliza um quarto para hóspedes por meio da plataforma no seu imóvel que fica no bairro de Val de Cans, em Belém. O local conta com duas camas confortáveis, banheiro, ventilador e ar condicionado, tudo pensando nos mínimos detalhes para receber os visitantes.

“Minha experiência na plataforma começou no início do mês de fevereiro, quando aluguei o quarto para duas pessoas que vieram a Belém assistir ao jogo entre Flamengo e Botafogo, no Mangueirão. Foi uma experiência muito bacana receber os hóspedes, trocar ideias com eles, e pude aplicar o que aprendi na capacitação oferecida pelo Sebrae. Eles gostaram bastante da estadia”, explica ela.

Celina conta que agora está se preparando com mais entusiasmo para receber novos hóspedes em grandes eventos que vão acontecer em Belém este ano, mas que o foco é o período da COP 30, em novembro. “Estou com uma expectativa muito boa em relação à COP 30, será uma maneira de garantir uma renda extra não só para mim, mas também para empreendedores de outras áreas. Então, digo que é muito importante essa capacitação porque você aprende a precificar o valor da diária, a como preparar seu imóvel e tratar seu hóspede”, completa ela.

Em paralelo a isso, o Sebrae no Pará também oferece capacitações, que incluem desde orientações para formalização, desenvolvimento de plano de negócios e boas práticas de atendimento aos hóspedes. A empresa também está incentivando os empreendedores que queiram abrir hostels em Belém, uma alternativa de hospedagem bastante procurada, especialmente pelo público jovem que vai às COPs.

“As parcerias com as plataformas de hospedagem serão essenciais na COP 30, pois é isso que vai fazer a conta fechar em termos de disponibilidade em hospedagem na capital paraense”, finaliza o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Pará, Antônio Santiago.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias Pará

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo