Social

Mais de 650 mil famílias paraenses têm direito ao benefício da tarifa social mas ainda não se cadastraram

Beneficiários já cadastrados também podem perder o benefício se não fizerem a atualização cadastral

Descontos de até 65% na tarifa de energia elétrica, esse é o benefício que 654 mil famílias paraenses podem usufruir ao se cadastrar para participar do programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Cerca de 1 milhão de famílias já recebem o benefício no Pará. No entanto, 146 mil consumidores tiveram seu benefício reprovado em 2024 por conta de desatualizações e inconsistência de dados. A Equatorial Pará reforça seu compromisso em esclarecer direitos e deveres dos consumidores e, por isso, orienta como os clientes podem ter o cadastro devidamente aprovado na Tarifa Social.

Uma das maiores causas de perda do desconto da Tarifa Social é a desatualização do NIS, e até março de 2025, cerca de 31 mil benefícios poderão ser cancelados. O analista de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Pará, Alexandro Freitas, ressalta que é essencial que os titulares do NIS realizem o recadastramento junto aos CRAS mais próximo, a cada dois anos, para evitar o cancelamento do benefício.

“A distribuidora verifica as informações do cliente no banco de dados do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social. Se o NIS estiver desatualizado, o benefício é negado, e o cliente é orientado a procurar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para atualizar o cadastro e, em seguida, refazer a solicitação”, esclarece.

Ainda de acordo com ele, outro fator de desaprovação nos cadastros é a renda, que deve ser de meio salário mínimo por pessoa da família beneficiada. É fundamental que o consumidor mantenha seu cadastro atualizado sempre que houver alguma alteração, como mudanças na composição familiar ou na renda mensal, para evitar a perda do benefício.

Como participar

A Equatorial Energia Pará disponibiliza o cadastro na Tarifa Social por meio do site www.equatorialenergia.com.br, pelo WhatsApp, onde o cliente pode entrar em contato pelo número (91) 3217-8200 e fazer o cadastro de forma rápida e prática com a atendente virtual Clara, pela Central de Atendimento, no 0800 091 0196 ou ainda nas agências de atendimento presencial.

O que é necessário para ter a Tarifa Social?

Ser inscrito no CadÚnico (que concede o número do NIS) com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa;

Ser idoso ou deficiente que recebe o Benefício da Prestação Continuada (BPC) com renda mensal por pessoa, inferior a um quarto do salário mínimo;

Famílias inscritas no CadÚnico que tenha portador de doença que necessite de aparelhos ligados à energia elétrica de forma continuada, com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos;

Famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único com renda menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa da família ou que possuam, entre seus moradores, algum beneficiário do BPC.

Informações sobre o NIS

Para fazer o cadastro na Tarifa Social, é importante que o NIS esteja ativo. E, para saber se o cadastro ainda está ativo, o cliente pode ligar para a Central de relacionamento da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania: 0800 707 2003 ou consultar a validade do NIS pelo aplicativo para smartphones, Meu CadÚnico, disponível para Android e IOS.

Fonte: Imprensa Equatorial Pará

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guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

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