Basílica Santuário de Nazaré: Avança a 5ª fase das obras de restauração e requalificação da cripta

Belém (PA) – A 5ª fase das obras de restauração e requalificação da Basílica Santuário de Nazaré avança com importantes progressos na área que compreende o transepto, consolidando o compromisso com a preservação deste patrimônio histórico e religioso. Desde o final de outubro, quando a área do transepto foi isolada, as equipes têm se dedicado ao restauro do forro.
Atualmente, a 5ª etapa concentra esforços no restauro do forro do transepto, que já está 95% concluído, incluindo limpeza, reintegração volumétrica, estrutural e pictórica. O douramento dos adornos no perímetro do forro já foi iniciado e segue dentro do cronograma. Nas capelas laterais, como a Capela Nossa Senhora do Brasil, a cúpula e a cobertura estão passando por limpeza, correção de infiltrações e recuperação da camada
pictórica.
A Importância do Transepto
O transepto é um importante elemento arquitetônico, caracterizado por ser o braço transversal que cruza perpendicularmente a nave central, originando o arranjo do espaço em cruz latina, localizando-se entre a nave central e o prebistério. Tal formato tem um significado simbólico na tradição cristã, representando a união entre o humano e o divino. O transepto da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré é composto por diversos elementos e ornamentos decorativos, vitrais e colunas possuindo amplas dimensões, nota-se a presença de grandes nichos de forma concheada os quais abrigam as imagens de alguns Santos e Santas, tais como, Padre Anchieta, Santa Rosa de Lima, Joana D’arc e São Vicente de Paulo, todos medindo 2,50 metros de altura e cada um pesando 2 toneladas, estes são sustentados por peanhas que possuem formas de capitéis. É no transepto que se iniciam os medalhões em mosaico com cenas referentes a vida de Maria e suas aparições, o forro em cedro vermelho e andiroba assim como da nave central conta com figuras angelicais e detalhes dourados.
Os vitrais do transepto da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré retratam a história da devoção a Nossa Senhora de Nazaré, desde suas origens em Portugal até sua consolidação no Pará, representando momentos marcantes, com riqueza de cores e detalhes. Em resumo, o transepto é muito mais do que um simples corredor transversal, é um espaço carregado de significado religioso, histórico e arquitetônico.
Sobre o projeto de restauro da Basílica Santuário de Nazaré
O restauro da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, tem execução dividida em cinco etapas e previsão de entrega é que ocorra antes do Círio 2025. O projeto contempla a restauração do altar principal da Basílica, telhado, forro, todas as 16 capelas laterais, abrangendo todos os elementos decorativos (vitrais, capitéis etc.) que foram desgastados no decorrer do tempo. Um dos destaques da obra é a requalificação da Cripta, que, após a conclusão da intervenção restaurativa, terá nova funcionalidade, oportunizando à população, visitação, pesquisa, missas.
A iniciativa, que conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, segue com o Santuário de portas abertas para o público, com adequação das celebrações e medidas, como sinalização e equipamentos de segurança instalados por toda extensão do Igreja. O projeto é coordenador por Luci Azevedo e
executado pela empresa Link da Amazônia.
Especificidades do projeto
A obra segue um cronograma ajustado às peculiaridades de ser realizada com a Basílica de portas abertas, uma decisão que exigiu adaptações únicas. Segundo Marcos Oliveira, engenheiro da Link Engenharia, foram empregadas metodologias específicas, como a montagem e desmontagem de andaimes por etapas, para minimizar impactos nas celebrações e visitas:
“Trabalhar em uma obra com cerca de pouco mais de 500 peças de andaimes montadas e desmontadas continuamente é desafiador, mas necessário para preservar a rotina da Basílica e garantir a segurança de todos.”
Lucia Azevedo, coordenadora geral do projeto, reforça a importância desse equilíbrio entre obra e funcionamento:
“A Basílica é um espaço vivo, que acolhe fiéis e turistas diariamente. Por isso, todo o planejamento foi pensado para conciliar o restauro com as atividades religiosas e turísticas.”
Capelas e Cripta
O restauro nas capelas laterais também está em andamento. Na Capela Nossa Senhora do Brasil, já foram concluídas as etapas de recuperação do telhado e prospecção das camadas de tinta para reconstituição pictórica. Na Capela do Sagrado Coração de Jesus, o telhado foi restaurado, a subcobertura recomposta, e as calhas estão em fase de impermeabilização.
Na Cripta, o piso foi finalizado, as cúpulas e paredes originais restauradas, e a infraestrutura de instalações concluída. Atualmente, os trabalhos se concentram em esquadrias, iluminação e outros acabamentos.
Entendendo as etapas da obra
O projeto de restauro foi dividido em fases para garantir que a Basílica permanecesse aberta ao público durante os trabalhos. A 5ª etapa marca a fase final da restauração da parte interna, mas a obra como um todo ainda terá continuidade com outras frentes de trabalho.
Após a finalização do interior da igreja, o projeto seguirá para novas etapas, que incluem:
Restauração do telhado e da cobertura – Substituição das calhas, reparos na estrutura e impermeabilização;
Conclusão da Cripta – Finalização de acabamentos, esquadrias e sistemas de iluminação e climatização;
Fachada – Limpeza, recuperação estrutural e pintura;
Pintura geral da Basílica – Aplicação de camadas protetivas para preservação do patrimônio.
Ineditismo e desafios
A obra da Basílica Santuário de Nazaré destaca-se por sua metodologia inovadora e desafiadora em Belém, sendo realizada sem interromper as atividades do templo. Luci Azevedo, reconhece o esforço coletivo:
“Manter a igreja aberta foi uma decisão desafiadora, mas necessária para garantir que os fiéis continuem vivendo a fé e a tradição enquanto o patrimônio é preservado.”
Sugestões de entrevistas:
Marcos Oliveira – Engenheiro responsável (Link Engenharia)
Lucia Azevedo – Coordenadora geral do projeto
Padre Barnabita – Representante das celebrações religiosas
Antônio Salame – Diretor da Festividade do Círio de Nazaré
Para mais informações e agendamento de entrevistas, entre em contato: 91-996061150- Arcângela Sena – ASCOM RESTAURO.
Crédito: Arcângela Sena(Ascom Restauro)e Aderian Rodrigues(Link da Amazônia)