Mercado

Com novos cabos elétricos, fornecimento de energia é reforçado na Região Metropolitana de Curitiba

Tecnologia utilizada permitiu acelerar a obra e aumentar a capacidade de transmissão de energia apenas com a troca do cabo, sem construir novas torres.

A Região Metropolitana de Curitiba começou o ano com reforço na potência do fornecimento de energia elétrica. A linha de transmissão que conecta as subestações de Umbará, em Curitiba, e Gralha Azul, em Araucária, recebeu novos cabos elétricos para ampliar a capacidade de transmissão de energia.

A obra, realizada pela Copel, garante mais segurança no atendimento aos municípios, beneficiando diretamente 50 mil consumidores. Com 4,2 km de extensão, a recapacitação da linha de transmissão foi iniciada em setembro de 2024 e entregue já no fim de dezembro, dez meses antes do prazo definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na resolução que autorizou a Companhia a realizar o investimento.

Orçado em R$ 12 milhões, o projeto trouxe tecnologia de ponta para garantir eficiência e rapidez. O principal diferencial da obra foi o cabo elétrico utilizado, o ACFR fornecido pela Alubar. Feito com alma de fibra de carbono e fios de alumínio em perfil trapezoidal, esse cabo é mais leve, resistente ao calor e transmite mais energia elétrica com o mesmo diâmetro dos condutores convencionais de alumínio. Por isso, ele é ideal para recapacitar linhas de transmissão nos grandes centros urbanos do país apenas com a troca do cabo.

“Com esse recurso, não foi necessário instalar novas torres ou realizar reforços nas existentes, e as equipes executaram o projeto em tempo recorde, com impacto mínimo ao sistema elétrico, ao meio ambiente e à rotina dos moradores da região”, destaca o gestor do projeto na Copel, Deivid dos Santos Dias.

Daniel Cumino, engenheiro de Vendas da Alubar, explica que o condutor ACFR atende a uma necessidade de crescimento econômico e populacional de regiões urbanas do Brasil. “Quando as cidades crescem, a demanda por energia também aumenta. Isso exige investimentos em transmissão de energia para conectar os pontos de geração com os consumidores finais. No entanto, construir uma nova linha de transmissão exige mais recursos, licenças e possíveis impactos ambientais. O cabo ACFR da Alubar permite aumentar a capacidade de transmissão de energia apenas com a troca do cabo condutor, além de que, do ponto de vista da instalação, é muito similar aos condutores com alma de aço convencionais, resultando em uma obra menos burocrática, mais barata e, sobretudo, mais rápida”, relata.

As cadeias de isoladores e o sistema de amortecimento da linha também foram trocados e houve, ainda, obras de adequação nas subestações Umbará e Gralha Azul. A intervenção garante maior segurança ao Sistema Interligado Nacional.

Sobre a Alubar

O Grupo Alubar é uma indústria de transformação que fabrica cabos elétricos, vergalhões e ligas de alumínio. A empresa é a maior fabricante de cabos elétricos de alumínio da América Latina e a maior produtora de vergalhões de alumínio do continente americano. Há 26 anos no mercado, a Alubar iniciou suas atividades em Barcarena, no Pará, polo industrial que sedia a maior planta produtiva da companhia. Atualmente, o Grupo Alubar também possui uma unidade fabril em Montenegro, no Rio Grande do Sul e escritório comercial em São Paulo, além de fábricas e escritórios comerciais nos Estados Unidos e Canadá.

Fonte: Temple Comunicação por Jobson Marinho

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo