Bienal das Amazônias Sobre as Águas tem programação especial neste fim de semana
Um ateliê sobre as águas e contação de história são a novidade para os visitantes
A Bienal das Amazônias Sobre as Águas, que tem encantado o público com o barco-obra de arte, traz novidades para os visitantes neste final de semana. A partir de sexta-feira (14), a programação oferece uma série de atividades pedagógicas com contação de histórias e um ateliê bem peculiar sobre as águas da Baía do Guajará.
A Bienal das Amazônias Sobre as Águas é uma realização da Bienal das Amazônias e tem curadoria da diretora de Conteúdo e Pesquisa do Instituto Bienal das Amazônias, Keyna Eleison, e patrocínio master do Nubank e Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A oficina de contação de histórias “contar e compartilhar com as águas”, ministrada pelos arte-educadores Madson Santos e Arth, será realizada às 16h e tem vagas limitadas. Para participar é necessário inscrever-se previamente no link: https://bit.ly/4jQVQYi
O Ateliê Sobre as Águas estará aberto ao público no sábado (15) e no domingo (16). Neste espaço serão disponibilizados aos visitantes materiais para criação de desenhos, colagens e escritas a partir de experiência vivenciada no barco-obra de arte, no contato com a obra de Freddy Mamani, com as cores e a cidade. A atividade será supervisionada pelos arte-educadores. No sábado, o Ateliê começa às 16h e, no domingo, às 10h.
Emerson Caldas, coordenador pedagógico do Centro Cultural Bienal das Amazônias, explica que todas as oficinas promovidas no projeto têm como base a relação com as águas, com o intuito de convidar o público a refletir, compartilhar suas experiências e pôr em prática suas possibilidades de criação.
“Na primeira oficina, de contação de histórias, o público será acionado a trazer as suas narrativas, as suas histórias que permeiam essas beiras de rios da Amazônia, os igarapés e as encantarias, tendo esse rio como lugar de reflexão, um lugar de vida e de interação”, esclarece.
A Bienal das Amazônias Sobre as Águas está aberta ao público até o dia 28 de fevereiro, sempre às quintas e sextas-feiras, de 14h às 19h (última entrada às 18h30); aos sábados, de 10h às 18h (última entrada às 17h30); e aos domingos, de 10h às 15h (última entrada às 14h30).
SERVIÇO
Oficina de contação de histórias – contar e compartilhar com as águas
Entrada Gratuita
Inscrições: https://bit.ly/4jQVQYi
Dia: 14 de fevereiro de 2025
Hora: 16h
Ateliê sobre as águas
Entrada gratuita
Dia: 15 de fevereiro (das 16h às 18h)
16 de fevereiro (das 10h às 12h)
Local: Escadinha do Cais do Porto
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.
Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.
Sobre o Nu
O Nu é a maior plataforma de banco digital do mundo fora da Ásia, atendendo a mais de 100 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia. A empresa tem liderado uma transformação na indústria, usando dados e tecnologia proprietária para desenvolver produtos e serviços inovadores. Guiado por sua missão de combater a complexidade e empoderar as pessoas, o Nu atende à jornada financeira completa dos clientes, promovendo acesso e avanço financeiro com crédito responsável e transparência. A empresa se apoia em um modelo de negócios eficiente e escalável que combina baixo custo de atendimento com retornos crescentes. O impacto do Nu tem sido reconhecido em diversos prêmios, incluindo as 100 Empresas mais Influentes da Time, as Empresas Mais Inovadoras da Fast Company e os Melhores Bancos do Mundo da Forbes.
Fonte: Jambo Comunicação/Por Luana Vidal