Faculdade FESAR inaugura novo espaço de saúde em Redenção voltado para aprendizado e atendimento ao público
Faculdade vai realizar cerca de 1.300 atendimentos gratuitos para uma população de mais de 250 mil habitantes, de nove cidades, em várias especialidades médicas.
![](/wp-content/uploads/2025/02/Foto-Divulgacao-1-Atendimento-de-Saude.jpg)
Redenção, fevereiro de 2025 – A Faculdade de Ensino Superior da Amazônia (FESAR), localizada em Redenção, região sul do Pará, vai inaugurar, em 24 de fevereiro, o novo Bloco da Saúde, uma estrutura moderna e inovadora projetada para impulsionar a formação acadêmica e ampliar o atendimento médico na região. Segundo a diretora-geral da unidade, Nádia Albuquerque, a iniciativa visa atender a uma demanda crescente no Sistema Único de Saúde, beneficiando não apenas moradores de Redenção, mas também de nove municípios vizinhos: Conceição do Araguaia, Santa Maria das Barreiras, Floresta do Araguaia, Pau D’Arco, Rio Maria, São Félix do Xingu, Santana do Araguaia, Xinguara e Bannach.
O novo espaço conta com sete salas de aulas práticas, um centro de simulação realística de última geração e 29 consultórios equipados para oferecer até 1.300 atendimentos médicos gratuitos por mês. As especialidades que serão atendidas são Clínica Médica, Clínica Cirúrgica (procedimentos de baixa complexidade), Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia/Obstetrícia e Psiquiatria. O centro de simulação, exclusivo para alunos, é composto por 12 salas com tecnologias de alta e baixa complexidade, incluindo manequins médicos que proporcionam uma experiência prática imersiva para os estudantes de medicina, reforçando a qualidade do aprendizado.
![](/wp-content/uploads/2025/02/Foto-Divulgacao-2.png)
“A oferta de serviços diversificados em várias especialidades médicas ajudará a promover a prevenção de doenças, o diagnóstico precoce e o acompanhamento contínuo de condições crônicas. Além disso, o novo bloco será um estímulo à formação de novos profissionais de saúde, essenciais para a qualificação contínua do sistema de saúde”, afirma Nádia Albuquerque, diretora-geral da FESAR.
Joaquim Cunha, diretor regional de graduação da Afya, ressalta a importância da prática médica durante a graduação, com a oportunidade de os alunos acompanharem os atendimentos, inclusive em especialidades que só são oferecidas pela FESAR na região. “E tudo isso dentro de uma estrutura adequada para trabalhar as nossas metodologias, que representam o que há de mais moderno para o ensino de medicina hoje no Brasil e no mundo”, completa Joaquim.
O coordenador acadêmico da faculdade, Diogo Amaral, destaca a introdução da metodologia de Aprendizagem por Grupos (APG), que promove a autonomia dos alunos. “Os discentes são protagonistas do seu aprendizado, compartilhando pontos de vista em discussões que estimulam o pensamento crítico e a criatividade na resolução de desafios. Esse método desenvolve habilidades fundamentais para uma medicina focada nas necessidades de diferentes populações e no atendimento humanizado”, explica. A FESAR, que integra a Afya – maior hub de educação e soluções para prática médica do Brasil – recebe alunos de várias regiões do Brasil, especialmente do Pará e do Mato Grosso.
Atendimentos
Os atendimentos nos novos consultórios já foram iniciados, com suporte de médicos-professores e alunos a partir do terceiro semestre do curso. Hilda Klein, presidente da Associação de Pais e Amigos Amor Azul de Redenção (APAAR), voltada para o apoio a autistas da região, salienta a importância do ambulatório da FESAR no atendimento às crianças. “Já somos atendidos há três anos, sempre com muito amor. Eles têm até o cuidado de fazer os agendamentos de forma a atender às necessidades de horários das mães atípicas. Nos ajudaram a fechar o diagnóstico de muitas das nossas crianças, inclusive. Aquelas que precisam de tratamento mais prolongado sempre conseguem esse acompanhamento lá, com um atendimento humanizado e de muita qualidade”, relata.
Para ser atendido, o paciente deve apresentar identidade e número do cartão SUS. Após a triagem, será encaminhado para o especialista adequado. Com previsão de iniciar atendimentos noturnos ainda neste semestre, o Bloco da Saúde reforça a integração entre ensino de excelência e compromisso social. Os serviços funcionarão de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h40, na Av. Brasil, S/N, Setor Alto Paraná. Para mais informações sobre os atendimentos, entre em contato pelo telefone (94) 98808-7704.
Sobre a Afya
A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 37 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 32 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.593 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 20 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers.
Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em http://www.afya.com.br e ir.afya.com.br.
Fonte: Temple Comunicação
Por: Alessandra Barreto