Mercado
Desenvolvimento: O cooperativismo cresce com marcas que estão presentes no dia a dia da população
O crescimento do Sistema OCB
![](/wp-content/uploads/2025/02/344555843_907063850348876_1074317610138385272_n-1.jpg)
O cooperativismo paraense está em expansão e impacta diretamente a vida de 1,4 milhão de pessoas todos os dias.
No centro desse amplo crescimento, está o Sistema OCB/PA que contabiliza mais de 200 cooperativas, 250 mil cooperados e mais de 5 mil empregos diretos, impactando positivamente em 11% no desenvolvimento econômico do estado. Essas cooperativas atuam em diversos setores da produção a prestação de serviços e envolve a agricultura familiar, o transporte, a saúde e o crédito.
O que muitas pessoas não percebem é a presença do cooperativismo no seu dia a dia, e que muitos produtos que consumidos, soluções bancárias, agrícolas e de saúde são de cooperativas.
No setor de transporte, a COOPERDUQUE, a COOPERDOCA e a COOPERTÁXI já transportaram milhares de passageiros na capital paraense ao longo de mais de 20 anos. Pioneira no setor farmacêutico, a COOFARMI foi a primeira cooperativa no Brasil a ter sua própria farmácia, a UNIPHARMI, que atualmente, comercializa uma ampla variedade de produtos farmacêuticos e cosméticos, garantindo mais acesso à saúde e bem-estar.
Na área da saúde, a UNIODONTO foi a primeira cooperativa de cirurgiões-dentistas no Brasil. Em Belém, atende cerca de 129 mil usuários, garantindo acesso a tratamentos odontológicos de qualidade para a população. Já a UNIMED, a maior cooperativa médica do mundo, reúne mais de 117 mil médicos cooperados e oferece assistência em cerca de 80% do território brasileiro. Sua atuação faz parte do dia a dia de milhões de brasileiros.
Além de transporte e saúde, as cooperativas também desempenham um papel fundamental na alimentação dos brasileiros.
A exemplo da AURORACOOP, que reúne mais de 100 mil famílias e é referência na agroindustrialização de alimentos, oferecendo uma ampla variedade de produtos, como aves, suínos, lácteos, pescados, massas e vegetais. Seu compromisso com a qualidade e a produção sustentável faz parte da rotina de milhões de brasileiros.
Já a CAMTA se destaca na conquista de um grande público consumidor, através de suas polpas de frutas. Diretamente de Tailândia, no Pará, tem também a CART que tem como carro-chefe as castanhas de caju, chegando a uma produção de cerca de 130 toneladas por ano.
E a COOPERNORTE, maior cooperativa agroindustrial do Norte do Brasil, possui sua própria linha de alimentos, incluindo arroz, feijão e derivados do milho. A COAFRA, COOAFAC, CCAMPO e a AMAZONCOOP seguem pelo mesmo caminho, fortalecendo a agricultura familiar, comercializando hortaliças, legumes, polpa de frutas e derivados da mandioca dentro e fora do estado. Os produtos dessas coops estão presentes nas principais redes de supermercados e atacadistas do Pará, tornando-se parte essencial da alimentação de muitas famílias.
No setor financeiro, as cooperativas também desempenham um papel essencial. O SICOOB possui mais de 4,6 mil pontos de atendimento e canais digitais que facilitam o acesso dos seus mais de 8,5 milhões de cooperados. É ainda a única instituição financeira presente em 400 municípios do país, levando inclusão financeira a regiões que antes não tinham acesso a esses serviços. Já o SICREDI, primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, se destaca como a segunda maior em liberação de crédito rural no país.
Com mais de 45 mil colaboradores, fortalece o desenvolvimento local e apoia produtores rurais em todo o Brasil. E a CRESOL também se consolida com forte investimento na agricultura familiar e nos pequenos produtores rurais. Sua presença em 19 estados do país facilita o acesso dessa população ao mercado financeiro, promovendo mais oportunidades e crescimento econômico.
Seja no campo, no mercado financeiro, no transporte ou na saúde, as cooperativas fazem parte da rotina de milhões de pessoas, promovendo desenvolvimento, inclusão e qualidade de vida. E a Feira de Negócios do Cooperativismo Paraense (FENCOOP), é um exemplo disso.
O evento que acontecerá de 24 a 26 de abril, na Estação das Docas, em Belém, abriga uma diversidade de cooperativas que atuam nas mais diversas áreas, promovendo a inclusão, oportunidade de negócios e a conexão com as pessoas.
Fonte: Ascom/Sistema OCB/Por Marciélen Souto