#BotaPraAndar impacta mais de 2,5 mil unidades habitacionais nesta semana
Os municípios contemplados nas reuniões virtuais foram Santo André (SP), Duque de Caxias (RJ), Pelotas (RS) e Pinheiro (MA)
![](/wp-content/uploads/2025/02/686eba59-629e-4d10-b52f-9f1a7c575591.jpeg)
O Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Habitação, continua trabalhando intensamente na missão de destravar pendências de unidades habitacionais por todo o país, por meio do #BotaPraAndar – Início de Obras. A rodada de reuniões virtuais desta semana contemplou 2.574 mil unidades habitacionais, localizados em municípios de São Paulo, Maranhão, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A ideia da iniciativa é acelerar o início de obras em empreendimentos que já estejam aptos a serem construídos.
No estado de São Paulo, no município de Santo André, foram analisados os status de três empreendimentos. São eles o Residencial Guaratinguetá A e D e o Residencial Caminho dos Vianas, que contabilizam 200 unidades cada, totalizando 600 novas moradias para a população, beneficiando cerca de 2.4 mil pessoas.
“As reuniões aqui, entre outros motivos, são muito positivas para termos o contato com as dificuldades de quem atua na ponta. Como o ministro Jader Filho coloca muito bem, e eu sou partidário dessa ideia, não se resolve as coisas só sentado aqui.Temos que sair da cadeira e ver as dificuldades” pontuou o secretário Nacional de Habitação, Augusto Rabello.
O prefeito de Santo André, Gilvan Júnior, presente na reunião, agradeceu o empenho da Secretaria de Habitação no atendimento aos empreendimentos. “Agradeço ao secretário pela disponibilidade e pela reunião produtiva. Estamos 100% à disposição, então no que depender da prefeitura, não vamos medir esforços para tirar os planejamentos do papel”, finalizou.
Ainda nesta semana, outro município contemplado foi Duque de Caxias (RJ). Na cidade da Baixada Fluminense, quatro empreendimentos, que compreendem 736 unidades habitacionais, tiveram seus prazos de construção atualizados. O prefeito de Duque de Caxias, Netinho Reis, celebrou a parceria com o ministério em prol de mais habitações e se colocou à disposição. “As portas de Duque de Caxias estão abertas para atender tudo o que for pedido”, afirmou.
“Duque de Caxias tem uma quantidade relevante de unidades habitacionais a serem construídas. Quando pisamos no acelerador e iniciamos as obras, geramos emprego, circulamos renda e, claro, as famílias recebem suas casas o quanto antes”, complementou o secretário Nacional de Habitação, Augusto Rabelo.
Mais #BotaPraAndar
A Secretaria Nacional de Habitação também se reuniu com representantes da Caixa Econômica Federal e de construtoras para revisar pendências e encaminhar a entrega do Loteamento XXV de Julho, em Pelotas (RS). O empreendimento, parte do Minha Casa, Minha Vida, conta com 238 unidades habitacionais e beneficiará 952 pessoas.
Já no Maranhão, outro estado contemplado nesta semana, os Residenciais Bom Viver 1 e 2, localizados no município de Pinheiro, tiveram solucionadas pendências críticas que impediam de legalizar habitabilidade de milhares de pessoas. As medidas impactaram 1 mil moradias. A reunião contou com a presença do prefeito Andre da Ralpnet.
#BotaPraAndar – INÍCIO DE OBRAS
A Secretaria Nacional de Habitação promove semanalmente reuniões virtuais com o objetivo de destravar e resolver pendências que possam ajudar a dar início às obras de empreendimentos localizados nas cinco regiões do Brasil. Desde dezembro, o secretário Nacional de Habitação, Augusto Rabelo, se reuniu virtualmente com representantes de 19 estados, ajudando na desburocratização de 16 mil unidades habitacionais.
MCMV em São Paulo
Em São Paulo foram selecionadas 45.155 mil novas unidades do Minha Casa, Minha Vida para atender a população. São 22.743 mil na modalidade FAR, 337 na modalidade rural, 5.860 mil novas moradias na modalidade FDS e mais 3.990 mil novas moradias na modalidade FNHIS, além de 3.936 mil novas moradias para atender municípios com situações de agravamento da demanda habitacional.
MCMV no Rio de Janeiro
Já o Rio de Janeiro possui 16.148 novas unidades do Minha Casa, Minha Vida selecionadas para atender a população carioca. São 11.462 na modalidade FAR, 50 na modalidade rural, 916 novas moradias na modalidade FDS e mais 2.024 novas moradias na modalidade FNHIS, além de 1.475 novas moradias para atender municípios com situações de agravamento da demanda habitacional.
MCMV no Maranhão
No Maranhão, foram selecionadas 40,5 mil novas unidades do Minha Casa, Minha Vida para atender a população maranhense. São 19,2 mil na modalidade FAR, 13 mil na modalidade rural, 2,3 mil novas moradias na modalidade Entidades, mais de 3 mil por meio do FNHIS e 3 mil novas moradias para atender municípios com situações de agravamento da demanda habitacional.
MCMV no Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, foram selecionadas 17.414 novas unidades do Minha Casa, Minha Vida para atender a população. São 7.059 na modalidade FAR, 3.797 na modalidade rural, 2.783 novas moradias na modalidade FDS e mais 1.302 novas moradias na modalidade FNHIS, além de 740 novas moradias para atender municípios com situações de agravamento da demanda habitacional.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades