Cultura

Bienal das Amazônias Sobre as Águas reabre em Belém neste final de semana

Barco-obra de arte reforça conexão entre arte, rios e cultura pan-amazônica, e estará aberto para visitação gratuita

A partir desta sexta-feira (7), a Bienal das Amazônias Sobre as Águas reabre para visitação na Escadinha do Cais do Porto, em Belém, com uma programação totalmente gratuita. Com capacidade para 200 pessoas, o barco-obra de arte ficará em Belém até o fim de fevereiro e depois partirá para uma viagem de cinco meses pelos rios da Amazônia, navegando com uma tripulação média de 20 pessoas capacitadas para dar todo tipo de suporte necessário ao público das comunidades onde aportar.

Onde o barco chegar, vão ocorrer diversas atividades culturais e pedagógicas destacando a cultura local como: oficinas de cozinha criativa; aulas com atividades interativas para os estudantes; festas infantis; contação de história; oficinas pedagógicas voltadas para educação, arte e criatividade; apresentações artísticas; e cinema. Será um verdadeiro intercâmbio cultural em comunidades ribeirinhas da Amazônia, focado na preservação ambiental e na transformação dos rios em verdadeiras rotas de conhecimento e expressão artística.

O projeto é uma realização da Bienal das Amazônias e tem curadoria da diretora de Conteúdo e Pesquisa do Instituto Bienal das Amazônias, Keyna Eleison, e patrocínio master do Nubank e Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. “Nós, do Instituto Cultural Vale, acreditamos no poder transformador da cultura e na potência da Bienal das Amazônias, projeto que apoiamos desde o seu início. Neste ano de COP 30 no Pará e de celebração dos 40 anos de atuação da Vale na região Amazônica, fomentando o desenvolvimento sustentável, a bioeconomia, a preservação das florestas e o acesso à cultura e à educação, é extremamente significativo para nós contribuir com iniciativas como esta, que levam arte e cultura para comunidades ribeirinhas remotas dos estados do Pará e do Amazonas, reforçando nosso compromisso com a região e com o futuro”, diz o diretor presidente do Instituto Cultural Vale, Hugo Barreto.

A embarcação que dá vida à Bienal das Amazônias Sobre as Águas foi projetada pelo artista boliviano Freddy Mamani e foi sonhada desde 2021. Pedreiro e arquiteto autodidata, Mamany se notabilizou ao criar uma nova arquitetura andina, com trabalhos realizados na Bolívia, Peru e no Brasil. “A embarcação carrega consigo as cores, os sons e os saberes compartilhados a bordo, ampliando a visibilidade das expressões culturais da região e promovendo a integração entre comunidades ribeirinhas e visitantes. Mais do que uma obra de arte flutuante, o ferryboat de Freddy Mamani é uma plataforma viva”, afirma Keyna Eleison.

Programação em Belém
Neste final de semana serão feitas visitas mediadas na embarcação na sexta-feira, sábado e domingo. A partir da próxima semana haverá também uma programação pedagógica. A Bienal das Amazônias Sobre as Águas estará aberta ao público sempre às quintas e sextas-feiras, de 14h às 19h (última entrada às 18h30); aos sábados, de 10h às 18h (última entrada às 17h30); e aos domingos, de 10h às 15h (última entrada às 14h30).

A coordenadora de Produção Carla Bechara explica que o projeto Bienal das Amazônias Sobre as Águas é uma grande celebração da identidade amazônica. “A execução desse projeto não é apenas um desafio logístico e técnico, mas também uma oportunidade de inovação e colaboração entre diversas linguagens. É importante enfrentar esses desafios com criatividade e determinação, em prol de todo o potencial transformador do projeto, através da arte e da educação”, destaca.

SERVIÇO

Bienal das Amazônia Sobre as Águas.
Até 28 de fevereiro.
Local: Escadinha do Cais do Porto, em Belém.
Entrada gratuita.

Horários de visitação

Sexta (7), 14h às 19h (última entrada às 18h30).
Sábado (8), 10h às 18h (última entrada às 17h30).
Domingo (9), 10h às 15h (última entrada às 14h30).

A partir de 13 de fevereiro.

Quinta e sexta-feira: 14h às 19h (última entrada às 18h30).
Sábado: 10h às 18h (última entrada às 17h30).
Domingo: 10h às 15h (última entrada às 14h30).

Mais informações no site (www.bienalamazonias.org.br) ou no Instagram
@bienalamazonias e @bienalsobreasaguas.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.

Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.

Sobre o Nu

O Nu é a maior plataforma de banco digital do mundo fora da Ásia, atendendo a mais de 100 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia. A empresa tem liderado uma transformação na indústria, usando dados e tecnologia proprietária para desenvolver produtos e serviços inovadores. Guiado por sua missão de combater a complexidade e empoderar as pessoas, o Nu atende à jornada financeira completa dos clientes, promovendo acesso e avanço financeiro com crédito responsável e transparência. A empresa se apoia em um modelo de negócios eficiente e escalável que combina baixo custo de atendimento com retornos crescentes. O impacto do Nu tem sido reconhecido em diversos prêmios, incluindo as 100 Empresas mais Influentes da Time, as Empresas Mais Inovadoras da Fast Company e os Melhores Bancos do Mundo da Forbes.

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo