Mercado

Exposição Fóssil Vivo segue até final de fevereiro no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi

Quem ainda não conferiu a exposição Fóssil Vivo no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi ganhou uma nova oportunidade: a mostra foi prorrogada até fevereiro. Patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realizada em parceria com o Museu Goeldi, a exposição traz restos fossilizados de dois contextos geológicos.

Na primeira sessão, por meio da tecnologia de realidade aumentada, são apresentados os animais da unidade geológica conhecida como Formação Pirabas, do período Mioceno, quando o avanço do mar cobriu parte do nordeste paraense e dos estados do Maranhão e Piauí, cerca de 20 milhões de anos atrás. Na segunda sessão, já em realidade virtual, são exibidos os animais da Megafauna, como mastodontes, gliptodontes (espécie de tatu gigante) e o eremotherium, (gênero de preguiça-gigante que habitou toda a América), extintos há cerca de 12 mil anos atrás durante o fim do Pleistoceno.

O acervo retratado na exposição está salvaguardado na Coleção de Geociências do Museu Goeldi e serve de material para diversos estudos sobre a história paleoambiental da Amazônia. Ele foi coletado em sítios paleontológicos nos municípios paraenses de Salinópolis, Capanema, São João de Pirabas e Itaituba, e minuciosamente estudado e catalogado por pesquisadores da instituição. As espécies representadas refletem as origens da biodiversidade da região e ajudam a reconstruir dinâmicas ambientais do passado e as consequências das mudanças climáticas que afetaram a Amazônia.

Além da coleção científica, a exposição conta com recursos audiovisuais, incluindo três minidocumentários gravados em Salinópolis e no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, em Belém, que mostram o trabalho dos paleontólogos e o processo de escavação, identificação, catalogação e estudo dos fósseis, que podem resultar também na identificação de novas espécies.

Serviço  
Exposição Fóssil Vivo 
Museu Paraense Emílio Goeldi - Centro de Exposições Eduardo Galvão
Av. Magalhães Barata, 376 – São Braz – Belém (PA)
Até 28 de fevereiro de 2025
De quarta a domingo, inclusive feriados
Das 9h às 13h,
R$ 3,00 (inteira) e R$ 1,50 (meia) e gratuidades garantidas por Lei.

Fonte: Relacionamento com a Imprensa VALE
Por: Nádia Farias

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo