Panorama
Chuvas de verão: quais são os cuidados nos condomínios?
Período de chuvas pode trazer grandes problemas, mas os contratempos e eventuais prejuízos podem ser minimizados com boa gestão e manutenção
As chuvas de verão, conhecidas por sua intensidade e transtornos que costumam causar, estão entre as principais preocupações das administradoras de condomínio neste período do ano.
Por isso, é fundamental intensificar as vistorias e antecipar possíveis problemas, já que tempestades fortes, acompanhadas de raios e vendavais, podem gerar infiltrações, alagamentos, quedas de energia e outros impactos significativos.
A Superlógica, líder em soluções tecnológicas e financeiras para os mercados condominial e imobiliário no Brasil, destaca os principais cuidados e boas práticas essenciais para esse período:
Cuidados com infiltrações: vazamentos nas áreas comuns podem comprometer a estrutura do edifício e afetar as unidades. Realize inspeções periódicas e manutenções preventivas.
Geradores em funcionamento: faça vistorias regulares para garantir o abastecimento dos geradores. Em emergências, eles asseguram a iluminação de áreas essenciais, como portaria, escadas de emergência e estacionamento, além de evitar que moradores fiquem presos nos elevadores.
Preservação das áreas essenciais: limpe calhas, ralos e sistemas de drenagem regularmente para evitar alagamentos em períodos de chuva intensa.
Proteção dos equipamentos de segurança: garanta que câmeras de segurança e portões de acesso tenham nobreaks ou geradores dedicados para evitar falhas caso ocorra queda de energia.
Saídas de emergência desobstruídas: oriente funcionários e moradores sobre a importância de manter as saídas de emergência livres para garantir evacuação segura quando necessário.
De acordo com os dados da Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais (ABRASSP), há mais de 68 milhões de pessoas que moram em condomínios no país, que movimentam cerca de R$165 bilhões anualmente.
A procura por condomínios tem crescido, principalmente por fatores como segurança e comodidade. A manutenção e a boa gestão dos condomínios são as principais medidas que garantem que estes espaços sejam excelentes opções de moradia.
Sobre a Superlógica
Líder em soluções tecnológicas e financeiras para os mercados condominial e imobiliário, a Superlógica detém 50% do mercado endereçável no segmento condominial no país e oferece um vasto portfólio de produtos, incluindo softwares de gestão, relacionamento e de controles de acesso, além de serviços financeiros como crédito, pagamentos e conta digital.
A empresa realizou 8 aquisições nos últimos anos e já recebeu 450 milhões de reais em aportes para expansão de seus produtos e serviços.
O investimento foi liderado pelo fundo norte-americano de private equity Warburg Pincus. Recentemente, a empresa anunciou uma inédita parceria com a OpenAI, dona do ChatGPT, para transformar o setor de moradia no Brasil, ampliando a aplicação da inteligência artificial no mercado condominial e imobiliário no país. A Superlógica possui mais de mil funcionários e transacionou mais de 35 bilhões de reais em 2023.
Fonte: NOVAPR/Por Cibele Lima