O Marajó está na moda
Você já deve ter visto alguma estampa com grafismos do Marajó vestindo alguém por aí. As peças têm se espalhado mundo afora, e a Mang Marajó é um dos empreendimentos que produz diversas peças autorais, diretamente de Soure, no arquipélago marajoara. São camisas, saias, vestidos e bonés com uma estamparia original desenvolvida pela empreendedora Glauciane Pinheiro Lima, de 40 anos. Em pouco mais de um ano, ela já participou de desfiles do Polo de Moda do Marajó, em Soure e Belém e está à frente de um negócio que vem crescendo rapidamente.
Foi por meio de um curso de costura realizado em novembro de 2023 pelo Senai, em parceria com o Sebrae, no Polo de Moda do Marajó, que Glauciane aprendeu o ofício e teve a ideia de criar roupas vinculadas à cultura local. Combinando o aprendizado com sua habilidade para o desenho, ela criou sua primeira estampa, que mostrou ao marido, encontrando nele o incentivo necessário para enviar a ideia para uma estamparia. As primeiras peças foram muito bem recebidas.
Glauciane explica que suas criações começam no papel e são vetorizadas por um profissional da área. “O talento de desenhar eu sempre tive, sempre gostei muito. Mas fiquei um tempo parada porque trabalhava e acabei deixando os desenhos de lado. Quando fiquei desempregada, voltei a desenhar”, conta.
Jornada Criativa
Em fevereiro de 2024, Glauciane realizou a primeira compra de tecidos para iniciar a produção. Em março, apresentou suas primeiras peças durante o primeiro desfile do Polo de Moda, realizado em Soure.
“Eu sempre fui muito criativa. Trabalhei na área de educação, mas saí do mercado quando tive meu filho e, depois disso, não consegui retornar”, Glauciane Lima.
Ela também enfrentou problemas emocionais durante esse período. Depois de morar sete anos no Amapá, retornou ao Pará em 2019, ficando sem trabalho. “Os desenhos foram uma salvação. Meu antigo trabalho era estressante, e minha psicóloga me aconselhou a não voltar para ele. Foi na costura e na criatividade que me reencontrei”, afirma. Suas peças são majoritariamente produzidas por ela, mas algumas são feitas por terceiros sob sua supervisão e adaptações.
Inicialmente, sua loja funcionava em um compartimento nos fundos de sua casa, que não estava preparada para receber clientes. Em menos de um mês, ela se mudou para uma loja na parte da frente da casa, com decoração idealizada por ela mesma, para melhorar o atendimento e as vendas. Seu marido e sua sogra auxiliam no atendimento.
Glauciane já comemora os resultados. “Para mim, está acima do esperado. Por estar fora da rota turística, pensei que seria difícil atrair clientes, mas trabalho com divulgação, converso com quem vive do turismo, como mototaxistas e taxistas, e também uso o Instagram”, conta.
Parceria alinhavada com o Sebrae
A empreendedora destaca que o contato com o Sebrae foi essencial para potencializar sua produção e abrir novas oportunidades. “O Sebrae me ensinou a trabalhar com empreendedorismo. Muitas coisas que eu não sabia, aprendi com os cursos, que foram importantes para o desenvolvimento do meu trabalho”, explica.
Foi com o apoio da instituição que participou de seus dois primeiros desfiles pelo coletivo e de um terceiro individualmente. Ela também participou de uma oficina sobre grafismos marajoaras promovida pelo Sebrae, onde desenvolveu novas habilidades, como bordado em ponto-cruz.
“Foi um divisor de águas. As pessoas passaram a me reconhecer. Estou aqui em Soure, mas tenho contatos em Belém”. Entre seus planos futuros está a ampliação do negócio. “Quero aumentar meu capital de giro e expandir meu trabalho”. Embora se considere “apenas curiosa”, Glauciane está prestes a iniciar um curso de moda.
Na avaliação da Analista de Negócios da Agência Marajó II, Gisele Moreira, Glauciane é o que se pode chamar de um “case de sucesso”. “Em novembro de 2023 ela iniciou as capacitações do Polo de Moda do Marajó, ela nunca tinha tido contato com uma máquina de costura, então procurou uma forma de ocupar a mente, e acabou descobrindo um dom e amor pela costura. A partir disso, ela foi desenvolvendo as capacitações técnicas”, explicou ao dizer que o Senai proporcionou a empreendedora capacitações técnicas, e o Sebrae, capacitações relacionadas à comunicação e gestão.
“É uma pessoa muito dedicada; tudo que ela aprende, aplica. Busca fazer melhorias sempre. Ela desenvolveu sua própria marca, suas próprias ilustrações, e agora, em dezembro, conseguiu inaugurar sua própria loja, com toda sua identidade além de produzir peças autorais. Se configura como uma marca forte aqui no Marajó”, Gisele Moreira, analista do Sebrae na região.
As capacitações que Glauciane participou foram: Curso de Costureira Industrial, Curso de Alfaiataria, Curso de Bordado Marajoara, Plano de Negócio, Gestão Financeira, Jornada de Marketing, Talk-show para troca de experiências com outros empreendedores, Noções de Coleção de Moda, Formalização do Negócio e as participações dos desfiles do Polo de Moda do Marajó, em Soure e Belém.
Sobre o Polo de Moda
O Polo de Moda do Marajó foi criado a partir de um acordo de cooperação assinado pelo Sebrae/PA, Governo do Estado, Prefeituras de Soure e Cachoeira do Arari, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), durante a inauguração da Agência Sebrae COP 30, em Belém, em agosto de 2023.
O objetivo do Polo é desenvolver a produção de moda artesanal local, utilizando referências culturais da arte marajoara, além de fomentar a visão empreendedora nós produtores locais. Assim, busca agregar inovação, tecnologia e sofisticação, gerando valor, volume de produção e novas oportunidades de emprego e renda.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias Pará