Sebrae no Pará: Tudo 3D, sediada em Ananindeua, região metropolitana de Belém revoluciona o mercado
A impressão 3D tem se tornado uma tecnologia cada vez mais presente no cotidiano, revolucionando a forma como produzimos objetos e até mesmo mudando a maneira como pensamos sobre design e fabricação. Foi pensando nessa liberdade criativa que o casal de empreendedores Thiago de Moraes e Walquíria Melo, criou a empresa Tudo 3D, sediada em Ananindeua, região metropolitana de Belém.
Tudo começou há sete anos, quando eles decidiram mudar da área de produção de vídeos, pois segundo eles, o mercado estava saturado, para área de impressão 3D. Inspirados por uma reportagem na TV, o casal percebeu que essa tecnologia era pouco explorada no Estado e resolveu investir no negócio.
“Juntamos nossos conhecimentos e o pouco dinheiro que ainda nos restava e compramos, com muito sacrifício, nossa primeira impressora 3D, que veio da China. Neste período que esperamos o equipamento chegar, focamos em nos capacitar em tudo que era voltado a essa nova tecnologia. Com o passar do tempo, dominamos essa ferramenta, o que hoje nos colocou como referência da área aqui em nossa capital e acredito que também no Estado, pois atendemos todos os municípios e outras cidades do Brasil e até do exterior”, conta Walquíria Melo.
Walquíria conta que hoje a empresa se tornou referência no mercado e que não existem limites quando se trata de criatividade e aplicação. Dessa maneira, eles atendem demandas de diversas áreas como construção civil, odontologia, educação, artes e cultura geek. Além disso, desenvolvem peças exclusivas, inclusive criações para projetos inovadores como action figures (réplicas de personagens de filmes e séries de tv) e funkos personalizados (bonecos de vinil).
“O Sebrae foi importante no sentido de nos dar informações sobre atendimento ao cliente, plano de negócio, mercado e sempre estamos nos reciclando em termos de conhecimento por meio de vídeos que são ofertados no site do Sebrae, pois toda informação é enriquecedora e ter acesso a essas ferramentas sempre foi muito útil para nós”, completa Walquíria, destacando que o trabalho é dinâmico e não fica ligado a um determinado segmento.
Como empreendedores, Thiago e Walquíria enfrentaram muitas barreiras, mas a flexibilidade e a inovação os levaram a conquistar clientes importantes, incluindo uma licitação para atender o Governo do Pará, por exemplo. O crescimento também possibilitou a compra de uma casa, que hoje funciona como a sede da empresa, em Ananindeua, na região metropolitana de Belém.
“Para viver o proposito, você tem que passar pelas provações – e são muitas – mas nada é mais gratificante quando você alcança a vitória. Quem quer ser reconhecido tem que sair da sua zona de conforto e ir em frente. E todos os dias busque se aprimorar, mostrando que você é capaz, sempre atual, moderno e diferente de todos”, observa a empreendedora.
Com um mercado em expansão, Thiago e Walquíria têm grandes planos para o futuro. O casal pretende levar a tecnologia da impressão 3D para escolas e faculdades paraenses, promovendo exposições e inspirando novos empreendedores. Além disso, eles também buscam fortalecer a presença da marca em feiras e eventos, ampliando ainda mais o alcance da empresa.
“Em 2025 esperamos poder somar cada vez mais no mercado de negócios com nossos serviços, poder atender cada vez pessoas, empresas, órgãos, dando palestras, cursos e tudo o que o mercado tecnológico pode nos oferecer. Ser útil, levando nosso conhecimento a todos os lugares que desejam empreender, aprender e quem sabe ser uma porta futura para novos empreendedores que desejam mergulhar nesse universo 3D”, finaliza ela.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias Pará