Cultura

Suzano forma primeira turma de jovens operadores de produção do Programa Formare em Belém

O projeto em parceria com a Fundação Iochpe reforça o compromisso da empresa com a capacitação profissional nas localidades onde possui atuação

Foi realizada nesta quarta-feira (22), a cerimônia de formatura da primeira turma do Formare, um programa que capacita jovens para o mercado de trabalho, desenvolvido pela Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto, em parceria com a Fundação Iochpe, por meio de seu programa de voluntariado corporativo, o Voluntariar.

Ao todo mais de 400 jovens, com idade entre 18 e 19 anos, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, se inscreveram para o processo seletivo. Destes, dez foram selecionados para o curso de aprendizagem para Operador(a) de Processo de Produção. Maria Barbosa, de 19 anos, moradora do bairro da Condor, viu no Formare uma oportunidade única, uma porta aberta para o futuro e uma garantia de aprimoramento profissional.

Ela conta que cada etapa do processo valeu muito a pena, principalmente a liberdade e a ampla visão de carreira que o programa oferece. “Saber que fui capaz de ingressar em uma multinacional como a Suzano é algo que não tem preço. Representa o começo de uma nova fase, cheia de desafios e possibilidades. Sinto-me privilegiada e honrada. Sei que nós, mulheres, ainda enfrentamos muitos desafios, mas também sei que estamos conquistando cada vez mais espaço. Ver essa nova geração tendo a chance de mudar esse cenário é algo que me inspira. Essa vitória não é apenas minha; é de todas as mulheres que estão ocupando ou que ainda virão a ocupar esses lugares”, comemora Maria, que finalizou o curso contratada pela empresa como Jovem Aprendiz.

Dos nove jovens que concluíram o curso, sete já foram contratados(as), um aproveitamento de 88%, que reflete o empenho da turma em se desenvolver e os esforços de mais de cem colaboradores da empresa que ministraram as aulas teóricas e práticas, voluntariamente. As dinâmicas em sala de aula, especialmente as de comunicação, criatividade e inovação, conquistaram João Henrique Setubal. Além disso, a oportunidade de estar nas áreas operacionais, aprendendo de forma prática como os processos funcionam foi uma experiência incomparável para ele.

Aos 20 anos, ele conquistou o primeiro emprego, que tanto almejou. “Ser contratado foi uma das minhas principais metas ao longo do programa Formare, e alcançar isso traz uma sensação de realização e um significado muito especial para mim, pois reflete o quanto o Formare foi importante na minha vida. Foi durante esse processo que aprendi não apenas sobre o ambiente profissional, mas também sobre a importância da dedicação, comprometimento e o trabalho em equipe. Esse aprendizado tem sido fundamental para o meu crescimento, e me sinto preparado para enfrentar os nossos desafios que virão”, afirma o mais novo operador de processo de produção da Suzano.

Para Daiana de Lira Pedroso Stange, coordenadora de Programas de Jovens da Suzano, o Formare é a ponte que conecta o propósito e direcionadores da empresa com a sociedade, fornecendo as ferramentas necessárias para o crescimento de jovens que buscam a sua primeira experiência profissional. “O Formare está diretamente alinhado com um dos nossos direcionadores de cultura que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’. Vemos neste programa uma oportunidade de fortalecer esta missão e um pilar importante no fomento à educação e na promoção da inclusão de jovens no mercado de trabalho. Continuaremos nesta jornada para gerar um impacto positivo nas regiões onde estamos inseridos e, sem dúvida, o Formare tem colaborado significativamente para isso,” destaca Daiana.

NOVA TURMA
Durante a formatura, outros 10 jovens acompanharam tudo atentamente. Eles fazem parte da segunda turma do curso de Operador(a) de Processo de Produção,que inicia no mês de fevereiro, dando continuidade ao programa e possibilitando novas oportunidades  na região. Abner Borges, de 18 anos, não escondia a ansiedade de iniciar o processo de aprendizagem. “Eu estou muito feliz pela oportunidade, porque  não é todo dia que a gente consegue a chance de garantir qualificação para um mercado de trabalho tão disputado”, afirmou o jovem aluno da nova turma. O curso de Operador(a) de Processo de Produção conta com uma carga horária de 1.200 horas, e as aulas são ministradas por colaboradores(as) voluntários(as) da empresa, capacitados(as) pela Fundação Iochpe para compartilhar suas habilidades e experiências com os(as) jovens.

Com duração de 10 meses, o curso abrange disciplinas práticas e teóricas e oferece uniforme completo, material escolar, alimentação na fábrica, transporte, plano de saúde e seguro de vida.

Sobre o Programa Formare na Suzano

Desde 2005, o Formare já capacitou mais de 996 jovens nas regiões de Suzano (SP), Imperatriz (MA), Mucuri (BA), Aracruz (ES), Três Lagoas (MS). Em 2024, a iniciativa foi ampliada para Unidade de Belém (PA), tornando a Suzano a empresa com maior número de escolas Formare no Brasil.

Sobre a Suzano:

 A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, papéis para embalagens, copos e canudos, papéis sanitários e produtos absorventes, além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página www.suzano.com.br

Fonte: jambo Comunicação/Por Fabiana Cabral

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo