Mercado
Sistema OCB/PA discute com a CONAB e demais entidades a criação de rede de abastecimento de produtos alimentícios no Pará
Nesta quinta-feira (23), o Sistema OCB/PA, representado pelo superintendente Júnior Serra, se posicionou favorável à proposta da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB, para criação de uma rede de abastecimento de produtos alimentícios, que visa integrar associações e cooperativas como principais fornecedores e pequenos comércios como canais de venda, para atender à população de forma mais acessível no estado do Pará. A reunião contou com a participação da Associação Comercial do Pará -ACP, da cooperativa de crédito CRESOL, da Secretaria Municipal de Economia – SECON e representantes da classe empresarial.
De acordo com o presidente da CONAB, Edegar Pretto, além do impacto econômico, o projeto ressalta o potencial da rede para promover a segurança alimentar e o Pará será o primeiro estado a constituir essa rede e garantir o abastecimento na COP30.
“O pequeno comércio é a base do consumo em muitas comunidades. Por isso, integrar os produtores e esses comerciantes é fundamental para levar alimentos saudáveis para a populações mais vulneráveis, que terão acesso a alimentos de qualidade a preços mais acessíveis, afirmou Edegar Pretto.
Participação das Coops
Durante a reunião, os representantes discutiram como a rede poderá ser estruturada. As cooperativas da agricultura familiar, especialmente as de pequeno e médio porte, foram destacadas como peças-chave para o fornecimento de produtos frescos e de qualidade.
Na oportunidade, o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra, destacou o papel das cooperativas como protagonistas nesse processo, tendo em vista que, elas já possuem uma relação direta com a CONAB, com os agricultura familiar, além de uma estrutura para atender à demanda de forma organizada. “Estamos a disposição para criar uma rede que beneficie todos os elos da cadeia produtiva e, principalmente, a população, que terá acesso a alimentos mais acessíveis e de qualidade”, afirmou o superintendente da OCB/PA, Júnior Serra.
O Vice-presidente, Arcílio Oderício e o Diretor de Negócios da CRESOL, Marco André, apresentaram propostas para facilitar o acesso ao crédito pelos agricultores. Isso permitirá que eles invistam na produção, fortalecendo ainda mais o negócio proposto. “Nós como cooperativa, estamos muito perto de quem está na ponta, que são os pequenos e médios produtores. Nosso trabalho é desenvolver a região em que estamos atuamos”, destacou Marco André.
Os próximos passos o grupo de trabalho deverá apresentar os primeiros avanços e o desenho inicial do projeto. Entre as prioridades estão a inclusão de outras entidades para somar ao projeto, definição de políticas de preços que beneficiem tanto os produtores quanto os consumidores, entre outros.
Fonte: ASCOM Sistema OCB
Por Marcielen Souto