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Sebrae no Pará e Federação Paraense de Futebol firmam acordo para potencializar pequenos negócios

Iniciativas envolvem cursos e capacitações, ações sustentáveis para comunidade do Mangueirão, e oportunidades de fechamento dos negócios

Com objetivo de capacitar potenciais empreendedores de todo Estado, que atuam em variados segmentos como alimentação, bebidas, calçados e recicláveis, o Sebrae no Pará e a Federação Paraense de Futebol (FPF) firmaram uma parceria para fortalecer os pequenos negócios por meio do futebol paraense. A assinatura do Protocolo de Intenções foi realizada neste sábado (18), no intervalo da primeira partida do Parazão Banpará 2025, entre Clube do Remo e São Francisco, no Estádio Olímpico do Pará Jornalista Edgar Proença, o Novo Mangueirão, em Belém.

A parceria prevê ainda a promoção de ações sustentáveis e de responsabilidade social junto às comunidades do entorno do Mangueirão, com vistas a COP 30, e a oportunidade de fechamento de negócios apresentados durante o campeonato esportivo.

“Por meio deste acordo com a Federação Paraense de Futebol, nosso objetivo é fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico do Estado, e nada mais bacana do que fazer isso por meio do esporte, do futebol, que é uma grande paixão dos paraenses. Essa é mais uma iniciativa do Sebrae no Pará como uma das ações da COP 30, já que vamos capacitar empreendedores, fazer ações de sustentabilidade e proporcionar fechamento de negócios durante a competição”, disse o coordenador de negócios da Agência Metropolitana do Sebrae no Pará, Alexandre Alves, que na ocasião, representou o diretor superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno. Entre as principais ações do acordo firmado com a FPF estão: fomentar a geração de negócios entre pequenos empreendedores paraenses por meio de cursos e capacitações, promover o desenvolvimento empresarial dos pequenos negócios no Estado, potencializar a qualificação empresarial dos pequenos negócios e estimular o empreendedorismo, além de ampliar a divulgação e exposição das marcas, produtos e serviços de pequenos negócios.

Parceria prevê a capacitação de empreendedores de pequenos negócios e ações de responsabilidade social.

Com 12 clubes confirmados, o Campeonato Paraense de Futebol, Parazão Banpará 2025, será o primeiro torneio da região a adotar o conceito de Carbono Neutro. O projeto reforça o compromisso da FPF com a responsabilidade socioambiental, posicionando o Estado do Pará como um modelo de sustentabilidade no esporte brasileiro. O plano envolve o mapeamento das emissões de CO₂ geradas durante a competição.

“O Sebrae tem uma relevância muito grande na sociedade, nessa questão do empreendedorismo e outras questões tão importantes quando o social. E no ano da COP 30, que é o ano da sustentabilidade, estaremos nessa ação fundamental, que é transformar o lixo do campeonato em quadras poliesportivas, educar ambientalmente a nossa população, e usar o futebol como uma ferramenta de comunicação. Então o Sebrae, inteligentemente, enxergou essa oportunidade de se aliar ao futebol para também imprimir as suas questões. São diretrizes empreendedoras, educativas, e ambientais, e estamos muito felizes com essa parceria de sucesso”, ressaltou o presidente da FPF, Ricardo Gluck Paul.

As ações vão de encontro com as iniciativas criadas pelo Sebrae no Pará com objetivo de preparar os pequenos negócios paraenses com vistas para as oportunidades que serão geradas pela COP 30, a conferência do clima da ONU, marcada para novembro deste ano, em Belém. Neste sentido, o Sebrae trabalha, prioritariamente, em quatro eixos de trabalho desde 2023: Mobilidade, Hospitalidade, Alimentos e Bebidas e Economia Criativa.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias Pará

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guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

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