Saúde

Campanha de vacinação atrai milhares aos shopping-centers de Belém

A campanha de vacinação, realizada pela Prefeitura de Belém, contra a gripe (Influenza) e a Covid-19 atraiu milhares de pessoas aos shoppings da capital paraense neste sábado, 18. O prefeito Igor Normando e o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Rômulo Nina, estiveram no Boulevard Shopping para incentivar a população a buscar pelos imunizantes e se proteger contra doenças.

“É importante a adesão do público às campanhas de vacinação. Isso evita a propagação dos vírus da gripe e da Covid-19, assim como garante mais imunidade para toda a população de Belém”, disse o prefeito de Belém, Igor Normando, convocando toda a população aos postos de vacinação.

Disponíveis diariamente nas unidades de saúde da capital, as vacinas contra a gripe (Influenza) e a Covid-19 foram disponibilizadas neste sábado (18) em cinco pontos externos da cidade, sendo quatro shoppings (Boulevard, Castanheira, Grão-Pará e Pátio Belém) e no IT Center com o objetivo de oferecer alternativas para a população e aumentar os índices de cobertura vacinal no município.

Grupos prioritários

O secretário municipal de saúde, Rômulo Nina, ressaltou que Belém tem cobertura vacinal de, aproximadamente, 95% da população em geral, que necessita de apenas uma ou duas doses do imunizante, mas pontuou a necessidade dos grupos prioritários de atenderem ao chamado e se vacinarem nos postos oferecidos pela Prefeitura de Belém, uma vez que, contra a Covid-19, a cobertura vacinal dos grupos prioritários ainda está abaixo da meta determinada pelo Ministério da Saúde (MS), que é de 90%.

“Precisamos aumentar a cobertura dos grupos prioritários, a exemplo dos idosos e das pessoas com comorbidade. É imprescindível que eles recebam as doses de reforço anual ou semestralmente”, enfatizou Rômulo Nina.

A cobertura vacinal de crianças de seis meses a menos de cinco anos está em 29,21% em Belém. Entre os idosos e outros grupos prioritários, a capital registra apenas 3,72% da cobertura total.

Campanha contra a gripe (Influenza)

A campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) iniciou em setembro de 2024 e segue até o dia 31 de janeiro de 2025. O público da campanha foi ampliado em novembro e todas as pessoas, a partir de seis meses de vida, podem se imunizar. Atualmente, a cobertura vacinal contra a gripe, em Belém, é de apenas 38%.

A dona de casa Liduína Braga Ayache, de 65 anos, chegou cedo ao shopping Boulevard para garantir a imunização contra a gripe. “Eu vim tomar a vacina contra a gripe, pois contra a Covid-19 eu estou em dia. Temos que cuidar da nossa saúde”, afirmou, mostrando a carteirinha de vacinação.

A campanha contra a gripe (Influenza) se encerra no dia 31 de janeiro. É importante que toda a população, a partir dos seis meses de idade, seja vacinada. O público pode procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), em Belém, no período de 8h às 17h. As unidades estão abastecidas com quantidade suficiente para atender a demanda na capital paraense.

Fonte: Agência Belém por Jennifer Galvão
COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo