Mercado

Desenvolvimento: O Sistema OCB/PA incentiva e fomenta a economia e sustentabilidade no estado

O Sistema OCB/PA, enquanto entidade representativa do cooperativismo paraense, se consolida entre as maiores instituições representativas do estado do Pará. São mais de 300 mil cooperados e 5 mil empregos diretos gerados pelas cooperativas e 1,6 milhões de pessoas estão ligadas ao cooperativismo no estado, ampliando o desenvolvimento econômico e social em uma verdadeira força coletiva. 2024 foi um período próspero, com ações, projetos e parcerias que impulsionaram a economia e a sustentabilidade.
Ações que impactam
 
A Feira de Negócios do Cooperativismo marcou presença pelo quarto ano consecutivo na cidade de Belém, movimentando mais de 7 milhões de reais em negócios. Cooperativas de todas as regiões do estado apresentaram produtos e serviços dos mais diversos ramos, reforçando a influência positiva, social e econômica que o cooperativismo oferece, nas 4 edições de FENCOOP cerca de 17 milhões de negócios foram gerados.
O Pará ficou em destaque também no 15º Congresso Brasileiro de Cooperativismo (CBC), que foi realizado em Brasília. Com uma delegação de 100 lideranças paraenses, onde contribuiu para definir diretrizes que orientam o planejamento estratégico do Sistema OCB em âmbito nacional para o período de 2025 a 2030.
Falando sobre desenvolvimento sustentável, é relevante mencionar as ações do Dia de Cooperar (Dia C) e como elas impactaram e transformaram a realidade de diversas comunidades. Como a Corrida e Caminhada em Belém e Santarém, o Pedal da Cooperação em Castanhal e Belém, todas arrecadaram mais de 10 toneladas em alimentos. Além disso, o Dia C Marajó coloriu a comunidade de Santo Ezequiel Moreno, em Portel, com grafites, e foi inaugurada a 1ª biblioteca para as crianças da comunidade.
No âmbito nacional, o cooperativismo paraense brilhou na cerimônia de premiação SomosCoop Melhores do Ano de 2024. Três cooperativas paraenses tiveram destaque.  A cooperativa SICOOB COOESA, através da COOPMIRIM no Marajó, recebeu ouro na categoria Cultura Cooperativista por suas ações que promoveram a educação e a cultura cooperativista na comunidade. Já a COOPIAÇÁ, desenvolveu ação que produziu banheiros ecológicos para 45 famílias, levou prata na categoria Desenvolvimento Ambiental com o projeto Sanear Marajó Socioambiental. SICOOB PRIMAVERA também recebeu ouro na categoria Coop Cidadã, com o projeto Espaço Cooperar, que levou educação financeira e cidadania para Dom Eliseu e Rondon do Pará.
Na celebração de todas essas conquistas importantes, o Sistema realizou o Encontro de Lideranças do Cooperativismo Paraense, com gestores e dirigentes, além de parceiros estratégicos e autoridades políticas do Estado do Pará, onde apresentou os resultados de 2024 e as ações para 2025. Foi lançado também no evento o vídeo manifesto do Sistema OCB/PA para a COP 30, que apresentou os impactos sociais e econômicos que o cooperativismo gera por toda a região.
Em 2025, a OCB/PA atua de forma estratégica, conectando suas ações com a Cop30 para gerar mais oportunidades às cooperativas, desenvolver o cooperativismo paraense e atingir novos mercados.

Fonte: Sistema OCB/PA

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo