Artista Aline Folha abre a exposição “O peso das coisas leves” na AP
Em 2022, depois de um período de resguardo pelo nascimento do filho, a artista visual Aline Folha voltou ao seu ateliê para desenvolver sua arte.
Do reencontro com aquele espaço, o novo momento que vivia, como mãe, inspirou-a a criar obras que poderão ser contempladas na exposição “O Peso das coisas leves”, que será aberta nesta quinta-feira, 16, a partir das 19 horas, no Hall do Complexo de Eventos da Assembléia Paraense (Sede Campestre).
Aquarelista, mestre em Artes pela UFPA, na linha de Poéticas Visuais, Aline explica que sua pesquisa “navega, principalmente, pelos estados emocionais do cotidiano feminino e adentra a busca por um maternar liberto e possível”.
De forma mais ampla, a artista deixa visíveis alguns rastros do processo em suas obras, demarcando a presença da água e do grafite na relação entre desenho e aquarela.
“No início, não enxergava a conexão entre a experiência que vivia e as minhas criações. Sob o véu turvo do recriar-se, o sentido era justamente o que o título da série descreve: falar que a leveza tem um peso, cobra um preço.”, destaca.
No ateliê, buscava se sentir à vontade novamente, com um novo corpo e ritmo de trabalho. “Queria sentir-me confortável em mim.”, diz.
Conta que, no início do trabalho, procurava captar a beleza da leveza. Porém, a preocupação em deixar o visual leve e bonito, tolhia sua liberdade criativa. “Desviei o olhar da leveza para o peso do ser leve. É muito diferente.” E foram nascendo, em aquarela, figuras femininas dançantes, interagindo com flores enormes, de proporções irreais.
“Hoje, sei que “O Peso das Coisas Leves” é sobre maternidade dentro de mim. Sobre um maternar possível. Mas também sei do voo livre das coisas que criamos para o mundo de fora das nossas cabeças, onde tudo pode ser outro. Diferentes contextos, diferentes contornos. Essa série é um puerpério terapeutizado, em estado de alinhavo, de compreensão. Ou de grito, às vezes.
Sócios e convidados poderão visitar a exposição até o próximo dia 11 de fevereiro, nos horários de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e no domingo, das 10h às 16h.
Sobre Aline Folha
Aline Folha (1986, Belém-PA) é também designer e professora. Foi três vezes convidada (2016, 2017, 2022) para criar os mantos oficiais do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, maior evento cultural-religioso do Pará.
Em 2023 e 2024, foi escolhida pela Tramontina para desenvolver as primeiras coleções de louças temáticas da mesma festividade, intituladas “Caminhos do Círio” e “Raízes de Fé”.
Realizou as seguintes exposições individuais: “Elas”, no Espaço Cultural do TRT-8; “Elas Estampadas”, na Casa Oiam; “Florescer Mãe”, no Shopping Bosque Grão Pará; e “O Peso das Coisas Leves”, novamente no Espaço Cultural do TRT-8.
Atualmente, faz do seu atelier na capital paraense um espaço múltiplo, onde, além de produzir, realiza cursos livres ou corporativos, e recebe o público, clientes e alunos.
Fonte: Norte Comunicação