UNAMA assina Pacto de ações em prol da equidade racial
A cerimônia ocorreu no TCE-PA e destacou o compromisso com projetos pedagógicos voltados à conscientização e combate ao racismo estrutural
A UNAMA – Universidade da Amazônia, por meio da reitora Betânia Fidalgo Arroyo, assinou, nesta segunda-feira (13), o Pacto Interinstitucional Pró-Equidade Racial do Estado do Pará. O evento aconteceu no Auditório Ministro Elmiro Nogueira, no Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA). A iniciativa visa implementar ações e projetos educacionais voltados à conscientização e ao enfrentamento do racismo estrutural em diferentes esferas da sociedade, públicas e privadas.
Coordenado pela Procuradoria do TCE-PA, em parceria com diversas instituições, o programa exige um compromisso ativo na promoção da equidade racial no território paraense, respeitando as diretrizes estabelecidas pelo pacto. Para a reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo Arroyo, a adesão ao programa representou um avanço significativo na luta antirracista e na busca por justiça social. “É fundamental ocuparmos os espaços com a presença e as vozes dos povos tradicionais e originários. O processo de conscientização precisa ser fomentado por meio da educação, utilizando ferramentas pedagógicas que considerem as perspectivas e vivências de pessoas negras e indígenas”, concluiu.
A procuradora do TCE-PA, Ellen Geisa da Silva Miranda, explicou o propósito do programa na educação paraense. “O papel exercido pelo Pacto Interinstitucional Pró-Equidade Racial no ensino escolar paraense é uma promoção de direitos básicos da educação. Por meio dessa iniciativa, os estudantes terão acesso a conhecimentos históricos e culturais afrodescendentes, fortalecendo a educação antirracista em redes públicas e privadas”, acrescentou.
Fonte: Ascom/Unama por Quezia Dias