Estudantes da Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima celebram sucesso nas redações do Enem 2024
Momento de alegria e reconhecimento marca a conquista dos alunos que se destacaram no Exame Nacional do Ensino Médio, refletindo o comprometimento e a qualidade da educação paraense
A tradicional foto na escada da Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima, registrada nesta terça-feira (14), capturou um momento especial, repleto de orgulho e comemoração. Nela, estavam os estudantes que se destacaram nas redações do Exame Nacional do Ensino Médio, cujas notas excepcionais refletem o esforço, a dedicação e a qualidade do ensino oferecido pela instituição. Cada degrau da escada foi ocupado por esses estudantes, que, com suas notáveis notas de redação, simbolizam a excelência do ensino da escola, que vai além do conteúdo acadêmico, preparando seus alunos para os desafios do exame e da vida. Na unidade escolar, 80 estudantes conseguiram obter mais de 900 pontos na redação.
A dedicação dos estudantes, professores e o investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), é refletida, inclusive, no maior crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) registrado pelo Pará, que saltou do 26º lugar para a 6ª colocação entre as redes estaduais brasileiras. Além da ampliação da matriz curricular, com mais tempo de aula para potencializar o ensino-aprendizado.
“Em mais um ano a Escola Estadual Albanízia realiza a tão marcante foto na escadaria, que só tem ganhado mais e mais estudantes presentes com ótimos resultados a cada edição. Esse é um momento de extrema felicidade, visto que o Pará é o Estado do Norte com o melhor desempenho nas redações do Enem de 2024, e o quinto do Brasil. Investir em educação, garantir mais oportunidades e tempo de aula, além da valorização e dedicação incansável dos professores e estudantes são um dos pontos relevantes para esse resultado. Nossos estudantes podem sempre ir além. Hora de comemorar!”, disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.
Muito nervosa e sem acreditar na pontuação de 940 na redação, a estudante Emilly Trindade está com uma expectativa muito grande para realizar o seu sonho, que é de cursar Engenharia Elétrica.
“É muito gratificante saber que o esforço de um ano todo, que é, às vezes, refazendo redações, fazendo, refazendo, valeu a pena. É muito bom saber que o fruto do meu esforço está retornando pra mim, porque é isso, né? A educação transforma e ela me transformou esse ano e graças a isso consegui uma pontuação boa. Agora é só esperar a vitória”, disse a estudante.
Veja no video, o que dia a aluna Stefhanny Carvalho.
A escada sempre foi um símbolo de crescimento, representando a superação e a conquista de objetivos importantes. A foto, tirada neste dia emblemático, mostra que o sucesso acadêmico da Escola Estadual Albanízia vai além da sala de aula: ele é construído com base no compromisso com a excelência educacional.
“Eu tenho muito orgulho e muita honra por esse trabalho, focado no compromisso, na dedicação de todos. Isso é extremamente importante para mim e isso me deixa muito, muito feliz. Eles têm um método, sem dúvida alguma, é necessário esse método, para manter essa organização do pensamento na construção de um texto dissertativo argumentativo. E também eles pesquisam muito, estudam muito, treinam muito, isso é necessário. Eles estão extremamente focados, comprometidos. E a professora, sem dúvida, também tem que ser comprometida com o trabalho e que quer um resultado sempre maravilhoso para eles, com o encanto dos pais, dos amigos, e que eles sirvam realmente de referência para outras pessoas”, declara Ione Franco, professora de redação.
Veja no video, o que diz a professora Ivone Franco.
Para os estudantes, estar na foto com suas notas de redação do Enem é a materialização de todo o esforço. Para a escola, é a reafirmação de sua missão em preparar os estudantes para os desafios do futuro, com qualidade e dedicação. O registro, portanto, não apenas celebra conquistas individuais, mas também fortalece a imagem como uma instituição que transforma vidas por meio da educação.
Os resultados excepcionais da Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima podem ser percebidos também em diversas outras unidades de ensino, visto que o Pará é o Estado da Região Norte com a maior quantidade de estudantes que alcançaram notas entre 950 e 980 pontos na redação.
Mais tempo de aula – Desde janeiro de 2024, as escolas da rede estadual de ensino contam com mais tempo de aula. A nova matriz curricular proposta pela Seduc ampliou a carga horária de 1.800 horas para 2.400 horas. A matriz atende à necessidade de priorizar o processo de recomposição da aprendizagem dos estudantes e apresenta um significativo aumento de carga horária em diversas disciplinas, como língua portuguesa e matemática, que passam a ser ofertadas 5 vezes por semana – antes eram 3. A Seduc também aumentou em 100% o tempo de aula de biologia, química, física, história e geografia, além de garantir a oferta de língua inglesa, educação física, filosofia, sociologia e o novo componente curricular de educação ambiental, sustentabilidade e clima.
Por Bianca Rodrigues (SEDUC)
Fonte: Agência Pará