Governo do Pará realiza operação inédita para recuperar áreas afetadas por incêndios florestais no Pará
Ação do Corpo de Bombeiros lançou 240 quilos de sementes na Ilha de Arapujá, em Altamira
O governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Pará realizou, nesta segunda-feira (13), uma ação inédita e histórica para a recuperação de áreas afetadas por incêndios no Pará. Foram lançados 240 quilos de sementes para reflorestar a ilha do Arapujá, que fica em frente do município de Altamira, no sudoeste paraense. O local, com extensão de 600 hectares de mata nativa, foi castigado por incêndios de grande proporções em outubro de 2024.
O Comandante do 9º Grupamento Bombeiro Militar, Major Gilmarcos da Silva, explica que ação reforça o compromisso do Estado com o meio ambiente e faz parte da operação PAN, um trabalho integrado à operação Fênix, que objetiva atuar na recuperação e no gerenciamento de riscos e desastres.
“Vamos espalhar as sementes com o helicóptero dos Bombeiros, que há pouco tempo foi utilizado no transporte dos combatentes florestais, como também no combate direto às chamas durante o período da estiagem. Nesse momento do inverno amazônico, ele atua na recuperação dessas áreas, com o lançamento dessas sementes que foram selecionadas pelo Instituto ISA. Não é um lançamento aleatório e as áreas também a serem recuperadas foram levantadas com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, explica o Major.
Veja no video, o que diz o Major.
A força-tarefa teve o apoio da Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que fez a seleção das áreas degradadas. “O plantio dessas árvores vai não só reflorestar a ilha, mas também impedir novos incêndios, além de melhorar o nosso clima e fortalecer o turismo na região. É um momento histórico e por isso merece um agradecimento especial ao Governo do Estado, pelo compromisso com o meio ambiente e pela atuação do Corpo de Bombeiros na região”, destaca o prefeito de Altamira, Loredan Mello.
Foram mobilizados durante a Operação PAN uma aeronave, cinco viaturas e cerca de 30 homens. O trabalho deve se estender também para os outros municípios que têm unidades do Corpo de Bombeiros e que sofreram degradação nas suas áreas de florestas pelos incêndios como Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás e os demais municípios da região sudeste do estado.
Árvores da região – A dispersão de sementes contou com cerca de 30 espécies nativas que crescerão e dominarão o espaço sem que haja competição com as outras árvores pioneiras, fazendo com que a vegetação volte ao seu estado normal. São elas: Anajás, Fava Carazinho, Cajueiro, Falso Pau Brasil, Bacaba, Andiroba.
Atuação – No último domingo (12/01), as equipes realizaram inspeções em dois locais críticos: o Tabuleiro do Embaubal, em Senador José Porfírio, e a Ilha de Urucuicaia, em Porto de Moz. Ambos os pontos, identificados previamente por imagens de satélite e técnicas de georreferenciamento, apresentam cicatrizes significativas de queimadas, sendo priorizados para intervenções ambientais.
Por Rosivaldo Almeida (SECOM)
Fonte: Agência Pará