Iniciativas visam melhorar a vida das pessoas e o desenvolvimento das comunidades onde as mineradoras atuam
A atividade mineradora pode criar uma dependência econômica nas comunidades, uma vez que a maior parte da economia da região gira em torno das minas. Por isso, é importante que as mineradoras planejem o uso futuro das áreas mineradas, de forma a garantir o desenvolvimento econômico das comunidades.
Algumas das principais mineradoras associadasdo Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), têm projetos sociais que visam melhorar a vida das pessoas e o desenvolvimento das comunidades onde atuam.
Segundo o Presidente do Simineral, Anderson Baranov, “uma empresa que se instala em uma região precisa cuidar também da parte social no seu entorno. A Hydro, por exemplo, se dedica muito a esses projetos sociais”, destacou.
Ainda segundo Baranov, “uma empresa que não é conectada com a sociedade não tem como ter uma vida sustentável na região. É muito ruim ter empresas que resistem a fazer com que essa prática seja adotada”, completa o também representante da Hydro. “Além de seguir as regras e a legislação, você precisa trazer a tecnologia para impulsionar a parte ambiental, fazendo com que seu negócios seja cada vez mais sustentável”.
Outros projetos
O Instituto Alcoa anunciou o lançamento do Programa de Apoio a Projetos Locais em 2024, com investimentos em educação, geração de trabalho e renda e capacitação profissional. O programa beneficiará projetos em Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA). O programa visa promover desenvolvimento sustentável e educação nas comunidades onde a Alcoa atua. Interessados podem obter mais informações no site oficial do Instituto Alcoa.
A Mineração Rio do Norte (MRN) está construindo um futuro mais promissor para as comunidades do oeste do Pará por meio de um amplo portfólio de projetos sociais. Com foco em educação ambiental, recuperação de áreas degradadas, apoio à cultura e esporte, e fortalecimento da agricultura familiar, a empresa demonstra um compromisso genuíno com o desenvolvimento sustentável da região.
Um dos pilares da atuação social da MRN é o Programa de Educação Socioambiental (PES), que, por meio de oficinas, palestras e projetos educativos, forma cidadãos conscientes e responsáveis. A iniciativa aborda temas como a importância da água, a gestão de resíduos e a biodiversidade, promovendo a conexão das comunidades com o meio ambiente e incentivando a adoção de práticas sustentáveis no dia a dia.
Fonte: Agência Eko /Por Thainá Sousa Dias