A limpeza avança: “Belém Limpa” atua com mutirão em cemitérios e reforça compromisso com a manutenção urbana
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana e Conservação, deu mais um passo significativo na megaoperação “Belém Limpa” com o mutirão de limpeza e manutenção em cemitérios da capital paraense. Nesta terça-feira (07), as equipes se concentraram nos cemitérios Santa Izabel, no bairro do Guamá, e São Jorge, no bairro da Marambaia, promovendo ações de capinação, varrição e pintura.
A iniciativa faz parte do esforço contínuo da gestão municipal em manter a cidade limpa e organizada, não apenas em datas de grande visitação, mas durante todo o ano. Para o prefeito de Belém, Igor Normando, a regularidade na manutenção reforça o compromisso da Prefeitura em garantir espaços públicos mais dignos e acolhedores. “Essa parceria garantiu que tenhamos hoje 100 trabalhadores atuando na limpeza dos cemitérios da cidade. Tudo isso leva mais dignidade para a população e fortalece a manutenção urbana de Belém”, disse o prefeito.
O mutirão de limpeza e manutenção nos cemitérios de Belém conta com a participação de 100 pessoas privadas de liberdade, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Belém e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). Atuaram 75 trabalhadores no cemitério Santa Izabel e 25 trabalhadores no cemitério São Jorge. A previsão é que os serviços sejam concluídos em até dois dias e, em seguida, as equipes sejam direcionadas para o cemitério São José, na Ilha de Mosqueiro, distrito de Belém.
A secretária de Zeladoria Urbana e Conservação, Thayta Martins, destacou a relevância da operação e o impacto social gerado pela participação dos custodiados. “Essa é uma ação que integra a limpeza urbana e a reinserção social. A cada três dias de trabalho, os custodiados ganham um dia de remissão. Após a finalização dos serviços nos cemitérios Santa Izabel e São Jorge, eles seguirão para os cemitérios do Tapanã e São José, em Mosqueiro”, explicou.
O secretário de Administração Penitenciária, coronel Marco Antônio Sirotheau Corrêa, ressaltou que a parceria com a Prefeitura de Belém será ampliada, possibilitando que até 300 pessoas privadas de liberdade participem da operação nos próximos meses. “Além de contribuir para a limpeza e conservação dos espaços públicos, essa ação fortalece a ressocialização e gera impactos positivos para a cidade e para os trabalhadores envolvidos”, garantiu.
Belém Limpa
Lançada no dia 2 de janeiro, a megaoperação “Belém Limpa” terá duração de 100 dias com ações emergenciais de limpeza de canais, microdrenagem, revitalização de praças e intensificação da coleta de resíduos. A iniciativa é fundamental para combater alagamentos, prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida da população, garantindo uma cidade mais limpa, segura e agradável para todos.
Fonte: Agência Belém/Por Joyce Assunção