Cultura

Turismo no Pará: Mapa do Turismo Brasileiro tem 15 municípios incluídos pela Secretaria e Turismo do Pará

Programa de Regionalização do Turismo define as áreas prioritárias para políticas públicas do setor

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) garantiu, em dezembro, a inclusão de 15 municípios do Pará no Mapa do Turismo Brasileiro, consolidando avanços significativos no Programa de Regionalização do Turismo. A participação no mapeamento nacional é um marco que atesta a organização dos municípios em termos de gestão pública voltada ao turismo, permitindo o acesso a recursos para investimentos em infraestrutura, promoção de destinos, capacitação profissional e outros projetos estratégicos.

 

Foto: Bruno Cecim/Agência Pará

Municípios como Cametá, Itaituba, Maracanã, Ponta de Pedras, Portel, Rio Maria, São Geraldo do Araguaia, Salinópolis, Sapucaia e Trairão reafirmaram sua relevância no setor, garantindo a renovação no Mapa. Por outro lado, a inclusão de novos municípios como Colares, Igarapé-Açu, Magalhães Barata, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará marcam uma conquista inédita, sinalizando novos esforços que visam posicionar esses destinos no cenário turístico nacional.

A entrada de Santa Bárbara do Pará tem um significado especial, pois completa a participação de todos os municípios da Região Metropolitana de Belém no Mapa, tornando-a uma das poucas regiões turísticas do Brasil com essa abrangência. Essa conquista também sinaliza o início do processo de formalização da Instância de Governança Regional, uma iniciativa que busca fortalecer o diálogo entre gestores públicos, empreendedores e comunidades locais para a criação de estratégias integradas e sustentáveis no setor.

Foto: Bruno Cecim/Agência Pará

Segundo Hugo Almeida, gerente de Estruturação dos Destinos Turísticos da Setur, “a permanência de municípios no Mapa demonstra maturidade na gestão pública, enquanto as novas inclusões representam oportunidades de impulsionar as economias locais, valorizar culturas regionais e atrair investimentos”.

Fonte: Agência Pará/Por Israel Pegado/Setur

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo