Mercado

Limpeza da cidade, para evitar alagamentos e despejo irregular de lixo, tem mutirão implementado pelo novo governo municipal

Pontapé inicial foi dado na manhã desta quinta-feira, 2

A praça Dom Pedro ll, localizada em frente ao Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura de Belém, foi o local escolhido nesta quinta-feira, 2, para dar o pontapé inicial à operação Belém Limpa, um mutirão de limpeza na cidade que vai ser realizado nos primeiros cem dias de governo do prefeito Igor Normando, com o objetivo de solucionar e prevenir, a curto prazo, problemas de alagamentos e da coleta de lixo e entulho na capital paraense.

Em coletiva, o prefeito Igor Normando destacou o compromisso do Belém Limpa: soluções rápidas para combater alagamentos e descarte irregular de lixo
Foto: Joyce Ferreira/Agência Belém

O prefeito Igor Normando acompanhou de perto as primeiras horas dos serviços dos trabalhadores de limpeza urbana da cidade. “Essa ação não visa só amenizar as problemáticas relativas à limpeza dos canais, dos bueiros e amenizar os alagamentos que acontecem na cidade, busca também dar condição de vida melhor para a nossa população, tudo isso fazendo com que gente consiga entregar o mais breve possível a manutenção da cidade em dia”, informou o gestor municipal em uma coletiva nas primeiras horas da manhã.

Sobre as ações da Belém Limpa, o prefeito explicou afirmou que, a curto prazo, “será feita a limpeza dos canais, a desobstrução dos bueiros e uma campanha educacional para a população fazer o descarte regular do lixo. Já a médio prazo, vão ser instalados nos bairros da cidade os Piscinões, uma realidade existente em outras cidades brasileiras, implantadas aqui também para combater os alagamentos”.

A operção Belém Limpa conta também com a parceria do Governo do Estado, que cedeu mil agentes de limpeza urbana para reforçar o pessoal que já trabalha na limpeza urbana da cidade durante os cem dias da ação.

Coordenação – Belém Limpa é coordenada pela Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana de Belém, que na reestruturação prevista pelo novo governo municipal ficará responsável pelos serviços de manutenção rápida e de qualidade. “Além dos canais e bueiros, também faremos limpezas urbanas em praças e cemitérios, assim como ações de microdrenagem em pontos críticos da cidade já mapeados pela gestão”, explica a titular da pasta, Thayta Martins Ferreira.

Para o morador bairro do Jurunas, o aposentado Suzenando Vinagre de Souza, “essa ação que estão fazendo em Belém é sensacional. Não tem morador que não goste de ver sua cidade limpa e organizada. Estavamos precisando disso, de uma Prefeitura que olhe para as coisas que é do povo, cuidando das nossas ruas, praças e calçadas. Agora nós, a população, temos que colaborar com governo não sujando a cidade e respeitando os horários do caminhão de lixo”.

Após a abertura oficial da Belém Limpa, o prefeito de Belém ofereceu um café da manhã no Palácio Antônio Lemos para os trabalhadores de limpeza urbana que vão atuar na operação. “Nós valorizamos o trabalho de vocês e, hoje, de forma simbólica, estamos aqui para servir vocês e mostrar que reconhecemos a importância do trabalho de vocês para a nossa gestão”, enfatizou o prefeito de Belém, Igor Normando durante o café da manhã com os trabalhadores.
 

Fonte: Agência Belém/Texto: Fabrício Lopes
COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo