Mercado

Governo do Pará celebra os 81 anos de Ananindeua com serviços gratuitos à população

Na Usina da Paz do Icuí-Guajará haverá atendimento em saúde, cidadania e lazer, enquanto na Escola Estadual Professor Saturnino de Andrade Favacho serão entregues mais de 2 mil títulos de terra

Nesta sexta-feira (3 de janeiro), o município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, completa 81 anos de emancipação política. O Governo do Pará, que amplia os investimentos em várias áreas para atender demandas da população local, vai oferecer diversos serviços gratuitos na Usina da Paz Professor Amintas Pinheiro, bairro do Icuí-Guajará, no âmbito do Programa do “Governo do Pará nos Bairros”. Essa será a primeira edição do Programa em 2025.

Os atendimentos começam às 8h. A programação vai oferecer gratuitamente emissão de documentos; consultas médicas, nutricionais e odontológicas; exames oftalmológicos e escolha de armação para a confecção de óculos de grau; testes rápidos para detecção de doenças; vacinação; serviços de estética (corte de cabelo e manicure); orientação jurídica; atendimentos para animais (vacinação antirrábica, cadastro e exames para castração); apresentações culturais e atividades recreativas, entre outros serviços.

Atendimento odontológico disponível nas ações do ‘Governo do Pará nos Bairros’
Foto: Pedro Guerreiro/Agência Pará

De acordo com a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth de Fátima Braga, o objetivo do “Governo do Pará nos Bairros” é garantir que serviços essenciais possam ir ao encontro da população. “Este Programa descentraliza atendimentos e garante que serviços fundamentais de saúde, assistência, lazer e cidadania cheguem à população, reforçando a presença do Estado. E nada melhor do que utilizar a Usina da Paz, que é uma referência no atendimento à população de Ananindeua, para receber mais esta grande e importante ação de cidadania”, ressaltou a titular da Seac.

A ação terá a participação de vários órgãos estaduais, como as secretarias de Planejamento e Administração (Seplad), de Articulação da Cidadania (Seac), de Saúde Pública (Sespa), de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e das Mulheres (Semu).

Também estarão presentes a Fundação de Radiodifusão do Pará (Funtelpa), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito (Detran), Defensoria Pública do Estado, Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa), Companhia de Habitação (Cohab), Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) e o Banco do Estado (Banpará), além de órgãos parceiros, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Saúde – Os investimentos do Governo do Pará na Saúde, em Ananindeua, contemplam, inclusive, serviços de média e alta complexidade. Nos últimos seis anos, o Estado ampliou no número de leitos de UTI do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), referência no atendimento a politraumatismo e queimaduras. Além disso, implantou o Centro de Medicina Hiperbárica, que utiliza tecnologia avançada para o tratamento de feridas e quadros infecciosos de difícil tratamento. O serviço é inédito no Sistema Único de Saúde (SUS) do Norte e Nordeste do Brasil.

Ainda no HMUE, o Governo do Pará implantou o Centro de referência em tratamento Bucomaxilofacial e passou a oferecer cirurgias de Escoliose Idiopática.

Por meio de um convênio com a prefeitura de Ananindeua, o Estado repassou recursos para a construção do Hospital Municipal Infantil Dr. Celso Leão. O governo também contratou serviços de cardiologia intervencionista e de alta e média complexidade no Hospital de Clinicas de Ananindeua.

Infraestrutura – O Governo do Pará avança com obras de infraestrutura que vão melhorar a mobilidade urbana de Ananindeua com a construção de três viadutos, sendo um na Avenida Mário Covas com a Avenida Três Corações, outro na Avenida Mário Covas com a Avenida Independência e o terceiro na Rodovia BR-316 com a Avenida Independência. Este último está integrado ao projeto do BRT Metropolitano. Os trabalhos avançam de forma acelerada, pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano.

Foto: Bruno Cecim/Agência Pará

 Na programação comemorativa ao aniversário do município, o governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), entregará 2.500 títulos de terra para moradores do bairro do Paar. A iniciativa é viabilizada pelo Programa “Regulariza Pará”, considerado o maior programa de regularização fundiária do Brasil.

“Essa entrega é a continuação do trabalho de regularização fundiária no bairro do Paar, por meio da parceria da Cohab e o Iterpa. Em setembro de 2024, nós realizamos a primeira entrega, e agora vamos para a segunda. Ao todo, 2.500 títulos de terra serão entregues para os moradores, que esperam por este momento há mais de quatro décadas”, disse Bruno Kono, presidente do Iterpa.

Foto: Raphael Luiz/Agência Pará

Ele reforçou que o documento garantirá às famílias total segurança jurídica em relação às suas terras. “A partir de agora, elas terão segurança jurídica dos seus lotes e, consequentemente, das suas casas. Estamos falando de mais de 10 mil pessoas de baixa renda e elevada vulnerabilidade socioeconômica, que serão beneficiadas com a entrega desses documentos pelo Governo do Pará. Portanto, é um momento de celebrar não apenas o aniversário de Ananindeua, mas também essa conquista dos moradores do Paar”, destacou Bruno Kono.

A entrega dos títulos de terra será na Escola Estadual Professor Saturnino de Andrade Favacho, no bairro do Paar, a partir de 11h.

Serviço: Programa “Governo do Pará nos Bairros” oferece serviços gratuitos nesta sexta-feira (3), na Usina da Paz do Icuí-Guajará, em Ananindeua. A programação começará às 8h.

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo