Social

No Pará, 60 mil pessoas são beneficiadas, em 2024, pelo Programa CNH Pai D’égua

Coordenado pelo Detran, o Programa possibilita a emissão totalmente gratuita tanto de primeira habilitação como de adição ou mudança de categoria

Em 2024, a segunda edição do Programa Social CNH Pai D’égua garantiu 60 mil carteiras de habilitação em todo o Estado. O Programa, que já é considerado o maior do Brasil no segmento de habilitação gratuita, iniciou as inscrições em janeiro e concluiu em novembro, percorrendo todas as regiões paraenses. Pensando na população de baixa renda, o Governo do Estado criou o CNH PD para que os beneficiários possam usar a habilitação com a categoria atividade remunerada e, assim, melhorar o sustento das famílias.

Coordenado pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran), o Programa possibilita a emissão totalmente gratuita tanto de primeira habilitação como de adição ou mudança de categoria. O auxiliar administrativo Selton Melo, conseguiu ser aprovado no programa e aproveitou para adicionar a categoria B na CNH. O condutor já faz planos para adquirir o carro e ganhar uma renda extra.

Foto: Bruno Cecim/Agência Pará

“O programa realmente facilita muito para as pessoas que não podem pagar os custos de uma CNH normal e agora quero me organizar para quem sabe comprar o meu veículo e trabalhar como entregador ou taxista e proporcionar uma vida melhor para a minha família”, comenta.

Mais de 50% dos beneficiários do CNH PD são para primeira habilitação, o que comprova a importância do programa para os jovens que querem ingressar ou se firmar no mercado de trabalho. O Deusimar Ferreira, de 25 anos, ainda não está trabalhando, mas quer usar a primeira habilitação para postular um cargo melhor em concurso público.

“Estou estudando para concurso para ter uma estabilidade futuramente e a gente sabe que tem cargos com melhores salários que exigem CNH, então me inscrevi no programa e agilizei todo o processo para concluir logo. Sou muito grato ao Governo do Estado porque agora consegui essa vitória a custo zero”, afirmou.

Jovens, mulheres e pessoas com deficiência estão entre as prioridades do programa. Aos 51 anos, a Mônica Caldas decidiu mudar da categoria B para a D e agora também poderá dirigir veículos pesados. “Eu tinha essa vontade de fazer a mudança de categoria e aproveitei o programa para realizar esse sonho e correr atrás de outras oportunidades como motorista habilitada para todas as categorias”, revela.

Durante a entrega das CNHs, o governador Helder Barbalho ressaltou a importância da inclusão social oportunizada pelo CNH Pai D’égua. “Só este ano são 60 mil CNHs. É o maior programa de isenção de taxas do Detran do Brasil e isso é motivo de orgulho para o nosso governo. E o mais importante, é que vocês vão poder usar essa CNH para melhorar a renda, conseguir quem sabe um emprego melhor e mudar de vida. Esse é o nosso maior objetivo”, destacou.

Fonte: Agência Pará

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo