Equatorial Pará amplia subestação de Salinópolis e dobra a capacidade de fornecimento de energia para a região
Evento contou com a participação de autoridades locais.
A Equatorial Pará inaugurou nesta sexta-feira, 27, a ampliação da subestação de Salinópolis, no litoral paraense, que, a partir de agora, dobra a capacidade no fornecimento de energia elétrica no município. Com investimentos que somam mais de R$ 37 milhões, desde 2021, a distribuidora trabalha para garantir mais qualidade no fornecimento de energia elétrica para a região.
Além disso, a Equatorial realiza continuamente, ao longo do ano, obras de divisão de circuitos de baixa tensão, com a instalação de novos transformadores e substituição de cabos e postes. O objetivo de todas estas ações é garantir uma energia com mais confiabilidade para os clientes que residem e que estarão em Salinas para as festas de final de ano.
“Atuamos de forma contínua para melhorar o fornecimento de energia para Salinas e para toda a região litorânea. Para 2025, vamos trabalhar ainda mais para garantir ainda mais melhorias para Salinas, como a manutenção na rede de baixa tensão, além do que for mais necessário para garantir o melhor serviço à população e aos moradores”, pontuou.
O representante da Prefeitura Municipal de Salinas, o Secretário de Obras, Weslen Costa, pontuou a importância do momento.
“Estamos bem felizes que a Equatorial tenha feito essa obra para o nosso município. Agradecemos a empresa que tem feito bastante obras aqui na cidade e reforçando a necessidade de melhoria não só das redes, mas da subestação e, acima de tudo, do fornecimento de energia elétrica para o município”, destacou ele.
A ampliação da subestação consistiu na construção de uma nova área, com instalação de novo transformador de força, e passou a ser atendida em um nível de tensão de 138 mil volts. Anteriormente, a subestação era atendida em 69 mil volts, o que poderia causar oscilação no fornecimento. Com o aumento da tensão, a Equatorial Pará duplica a capacidade de atendimento da subestação.
Dessa forma, a obra de ampliação da Subestação Salinópolis é uma das maiores obras dos últimos cinco anos da Equatorial Pará, na Regional Nordeste do Pará, assegurando o desenvolvimento econômico do município de Salinópolis e região.
“Como Salinópolis passa a ser atendida pela rede de 138 kV, outros municípios como Bragança, Viseu, Ourém e Capitão Poço também serão beneficiados com as obras que foram realizadas pela distribuidora”, afirmou o Gerente de Obras e Manutenção da Equatorial Pará, Marcelo Guedes.
A Subestação Salinópolis é totalmente automatizada e controlada remotamente pelo Centro de Operações Integradas (COI) da distribuidora, garantindo maior flexibilidade operacional e mais segurança no fornecimento aos clientes que moram no município e aos empreendimentos que atuam na localidade.
Relacionamento com a Imprensa /Equatorial Energia