Mercado

Instalação de Conselho Municipal reforça a economia solidária em Belém

A Prefeitura de Belém deu posse, na manhã desta segunda-feira(23), no Palácio Antônio Lemos, ao 1° Conselho Municipal de Economia Solidária.

A cerimônia teve a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, que destacou a importância do evento. “Esse é um movimento que tem muitos anos de construção. Já no meu primeiro mandato, a criação do Banco do Povo se deu, em grande parte, pela sua força. A economia solidária é uma medida de resistência em um mundo no qual as grandes corporações mandam. Ela é um exemplo de que as resistências nos ensinam formas alternativas de desenvolvimento”, ressaltou o prefeito.

A economia solidária é um modelo de negócios que se baseia em princípios como a solidariedade, a cooperação e a autogestão. Os empreendimentos de economia solidária são autogeridos pelos seus membros, que exercem coletivamente as atividades econômicas e decidem como dividir os resultados.

Alguns exemplos de empreendimentos de economia solidária são as cooperativas de reciclagem, grupos de agricultura familiar, empresas cooperativas de crédito, coletivos ecológicos, pequenos e médios produtores de alimentos orgânicos.

A Câmara dos Deputados aprovou, no último dia 27 de novembro, o projeto de Lei 6606/19 (antigo PL 4685/12), que cria a Política Nacional de Economia Solidária. A instalação desse 1° Conselho sinaliza um avanço na legitimação desse movimento em nível municipal.

O 1° Conselho Municipal de Economia Solidária é formado por representantes de sete secretarias municipais, além de entidades de apoio e empreendedores da economia solidária. Atualmente existem mais de 27 redes de economia solidária em Belém.

Na próxima quinta-feira, 26 de dezembro, será votado e aprovado o regimento do Conselho. “A partir daí vamos criar nossas pautas de luta pelas políticas públicas, as quais iremos apresentar para a próxima gestão. O Conselho será muito atuante e também de muita cobrança por essas políticas, que precisam ser vinculadas à economia solidária”, frisou Joana Santos Mota, membro da executiva do Conselho.

Um dos secretários municipais presentes no Conselho é o da pasta de Economia, Luiz Carlos Leoni Rocha. Ele exaltou o Conselho como mais uma conquista inédita do movimento. “No último mês de setembro, já havíamos tido um momento histórico com a realização da I Conferência Municipal de Economia Solidária, em Belém. E hoje, culminamos com mais este momento histórico que é a criação deste Conselho. A economia solidária tem como principal diretriz a justiça social, e é com esse princípio que a gente procura esse desenvolvimento sustentável para a nossa cidade”, disse Luiz Carlos Rocha.

Fonte: Agência Belém por Syanne Neno

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo