Mercado

Belo Monte retoma capacidade de produção e gera 7% da demanda do país no pico de consumo

Com a retomada das vazões no rio Xingu, na região Sudoeste do Pará, a Usina Hidrelétrica Belo Monte vem mantendo sua produção de energia limpa e renovável e dobrou sua contribuição para o atendimento nos horários de pico de consumo nacional desde o fim do período de seca. Nos últimos dias, a usina está gerando 7% da demanda atual do país, entregando 6.300MW, o que equivale a 11,5 milhões de residências.

A previsão da Norte Energia, concessionária da hidrelétrica, é positiva para o próximo semestre de 2025. A expectativa da companhia é repetir 2024 e atender cerca de 12% da demanda de energia do país.

Durante o primeiro semestre de 2024, apesar dos efeitos do El Niño, Belo Monte foi a hidrelétrica que mais entregou energia para o Brasil, produzindo 6% (20.414 GWh) de toda a energia utilizada no país, o que corresponde ao consumo de 20 milhões de residências. Essa quantidade gerada por Belo Monte, entre janeiro e junho, é suficiente para abastecer todos os domicílios das regiões Norte e Centro-Oeste e mais o estado do Rio de Janeiro, durante o mesmo período.

Belo Monte é a maior hidrelétrica 100% brasileira e a quinta maior do mundo. Além de sua alta produção, a usina também atua como uma bateria natural do Sistema Interligado Nacional (SIN), ajudando na reserva dos níveis dos reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste, reduzindo a pressão sobre eles e diminuindo a necessidade de acionamento de outras fontes de energia poluentes.

Em 2023, a maior hidrelétrica 100% brasileira gerou 31.521 GWh. Em média, Belo Monte respondeu por 6% da capacidade de geração do Brasil e 10% da geração das hidrelétricas.

Em 2022, o Complexo Hidrelétrico Belo Monte, formado também pela Usina Hidrelétrica Pimental, fechou o ano com a produção de mais de 37 milhões de MWh de energia, a maior de sua história e a maior entre as demais usinas 100% brasileiras.

Fonte: Norte Energia/Assessoria de Imprensa

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo