Mercado

Despesas em 2025 exigem controle de gastos

Responsabilidade financeira é fundamental para não prejudicar a poupança no próximo ano

O controle de gastos em 2024 pode reduzir o acúmulo de dívidas para 2025. Fazer compras conscientes e equilibradas são formas de aproveitar o período festivo e iniciar o ano com saldo positivo.
Nos períodos de Natal e Ano Novo, grande parte dos brasileiros utilizam as economias para gastos em roupas, presentes e comemorações. De acordo com Rogério Moura, docente do curso de Administração da UNAMA – Universidade da Amazônia, o controle financeiro é fundamental para não prejudicar a poupança no ano seguinte.
“Um dos grandes problemas no Brasil está relacionado à saúde financeira. E os gastos intensificam em datas comemorativas. É necessário ter atenção nas compras e nos preços que cabem no bolso para não acumular dívidas em 2025”, salientou o professor.
Segundo Rogério, as principais despesas de 2025 são com mensalidades e material escolar, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). “Em janeiro, os brasileiros têm despesas significativas. Qualquer descuido econômico pode fragilizar o plano de gastos”.
Para evitar esse problema, é indicado a criação de uma planilha de gastos e despesas para visualizar o rendimento e investimento feito com o dinheiro. “Com o equilíbrio do poder de compra, a pessoa terá fôlego para aplicar, guardar na poupança e não finalizar o ano com saldo negativo”, explica Rogério.
Por: Quezia Dias
Assessoria de Imprensa
Unama Belém
COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo