O Fato do Dia

Programação natalina do CIIR tem espetáculo, brinquedos e presença do Papai e Mamãe Noel

Confraternização celebrou o espírito natalino com arte, música e dança, promovendo inclusão e união entre famílias e profissionais no CIIR e no Cetea

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, encerrou sua programação natalina, nesta quinta-feira (19), reunindo usuários, acompanhantes e profissionais. O evento contou com o Auto de Natal, apresentado pelo setor de Arte e Cultura, com o espetáculo “O Quarto Presente do Menino Deus”, que lotou o Auditório da instituição.

A festividade iniciou na quarta-feira (18), no Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), unidade gerenciada pelo CIIR e incluiu apresentações culturais, entrega de brinquedos e a presença inclusiva do Papai e Mamãe Noel.

Foto: Tarcísio Barbosa / Ascom CIIR

Segundo Paula Barros, professora de Teatro do CIIR, o espetáculo foi o resultado das oficinas de teatro, música e dança realizadas desde outubro. “O Auto de Natal é a culminância artística das nossas oficinas com os usuários. O enredo envolveu 25 colaboradores, entre usuários e profissionais. É uma oportunidade para celebrar a esperança e a união, que são essenciais para a reabilitação e convivência. O espetáculo transmite uma mensagem de solidariedade e amor, valores fundamentais nesta época do ano”, afirmou a profissional.

Sinopse – O espetáculo traz a tradicional história do nascimento do Menino Jesus, contada por dois matutos que seguem a estrela e são convidados pelo anjo a descobrir o verdadeiro sentido do Natal. Paula explica que a peça é protagonizada por Catarina e Chico, dois personagens cômicos do Boi, que vivenciam o nascimento do Menino Deus. “Eles seguem a estrela, reencontram os três reis magos e chegam até o Menino Jesus, vivendo uma aventura no caminho”, revelou Paula.

Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

Participantes – A programação atraiu muitas famílias, mesmo durante os atendimentos de saúde. Entre elas, o casal Diogo Oliveira, 33 anos, e Suzane Oliveira, 32 anos, pais de Lucas Pietro, 3 anos, diagnosticado com síndrome de Down e assistido pelo Centro.

Veja no video, o que diz Osmarina Santos.

“Achei o evento muito interessante, especialmente pelo grande número de pessoas. Nunca vi uma movimentação tão grande aqui nas quintas-feiras, quando acompanho meu filho nas consultas e terapias. Além da beleza de presentear crianças que talvez não ganhassem um presente de Natal, a atividade é significativa por esses dois aspectos: o evento em si e o impacto nas crianças. Minha mensagem é que valorizemos nossa família, independentemente de ter um filho com deficiência, e que sejamos gratos a Deus por todos os momentos e evoluções que Ele nos proporciona”, desejou Diogo.

Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

Programação natalina – Começou na quarta-feira (18), no Cetea, onde a agente de saúde Waldege Silva, 48 anos, acompanhada do filho Victor Bernardo Silva, 7 anos, destacou a importância do evento.

“Gostaria de agradecer à gestão do Cetea por antecipar a comemoração de Natal para nossas crianças. Que Jesus abençoe essa equipe, que oferece o apoio necessário aos nossos filhos. Estamos muito felizes e gratos por essa programação, que nos lembra da presença do Menino Jesus em nossas vidas. Desejo um Feliz Natal à equipe do Cetea, que atende nossos filhos com tanto carinho”, afirmou Waldege, mãe de Victor, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista.

A programação contou também com a participação de Nayara Barbalho, ex-coordenadora estadual de Políticas para o Autismo no Pará, que confraternizou com as famílias e ajudou na distribuição de brinquedos aos usuários no CIIR e no Cetea. Ela ressaltou o papel humanizador da celebração.

“Durante o ano, essas famílias passam muito tempo em nossos espaços de inclusão, por isso é importante mostrar o quanto o serviço é humanizado. Este é um momento de confraternização e agradecimento pelo privilégio de estar em um serviço de qualidade, sempre em busca de aprimoramento. Hoje, os profissionais de Arte e Cultura promoveram o espírito natalino, com a presença do Papai e Mamãe Noel inclusivos, gerando exemplos para outros serviços e momentos de Natal, além da entrega de brinquedos aos usuários”, disse Nayara, defensora dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e da inclusão das Pessoas com Deficiência (PcD) em Belém.

Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

Agradecimentos – Durante sua apresentação, Rejane Xavier, diretora Executiva do CIIR, agradeceu aos prestadores de serviço, fornecedores e a todos que contribuíram para a realização do evento. Ela também expressou gratidão ao governo do Estado e destacou os atendimentos realizados na instituição.

Veja video, o que diz Rejane Xavier.

“Nossa gratidão ao governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Saúde Pública, com a qual temos uma parceria de seis anos. São seis anos de muitas entregas valiosas, e vocês fazem parte desses resultados. Este ano, já realizamos quase 400 mil atendimentos, marcando um ano de grandes conquistas. Agradecemos a toda nossa equipe, que, direta ou indiretamente, está aqui todos os dias, sem medir esforços, fazendo o seu melhor. Quero também desejar um Feliz Natal a todos e suas famílias. Nossa palavra é gratidão”, concluiu Rejane.

Referência – O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde (UBS), acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez faz o encaminhamento à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.

Texto: Tarcísio Barbosa – Ascom/CIIR
Por Governo do Pará (SECOM)
Fonte: Agência Pará

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo